TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refratometria De Soluções líquidas

Trabalho Universitário: Refratometria De Soluções líquidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Um feixe de luz, que incide obliquamente, muda de direção quando passa de um meio transparente para outro transparente que apresenta velocidade da luz diferente do primeiro meio. Este desvio que a luz sofre é o fenômeno da REFRAÇÃO.

ÍNDICE DE REFRAÇÃO

O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios. A grandeza física que relaciona as velocidades nos dois meios, é o índice de refração relativo (n21), que é definido como sendo a razão entre a velocidade da luz no primeiro meio (v1) e a velocidade da luz no segundo meio (v2):

n21 = v1 / v2

LEI DE SNELL DESCARTES

A lei da refração recebeu o nome dos dois cientistas, Snell e Descartes, porque apesar de terem trabalhado independentemente, chegaram à mesma lei.

A lei de Snell - Descartes relaciona os ângulos de incidência e refração com os índices de refração

Enunciado da lei de Snell Descartes:A razão entre o seno do ângulo de incidência (θ1) e o seno do ângulo de refração (θ2) é constante e esta constante é igual ao índice de refração relativo n21, para um dado comprimento de onda. sen θ1 / sen θ2 = n21 = n2 / n1

A refração específica (R ) é definida pela equação de Lorentz-Lorenz: R = [(n2 -1) / (n2 + 2)](1/ρ)

Ela é praticamente independente da temperatura e da pressão, e depende apenas, da natureza da substância e do comprimento de onda da radiação.

A refração molar é definida pela equação:

RM = M. R

A refração molar de uma substância é aproximadamente igual a soma das refrações molares dos grupos eletrônicos nela existente. A refração molar é, portanto, uma propriedade aditiva, construtiva e com dimensões de volume expressa em m³/ mol. Assim é possível calcular a refração molar de átomos, radicais e ligações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com