TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Termodinâmica Experimento Refratometria

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Termodinâmica Experimental

Questionário Pré-Laboratorial – Experimento 03 - Refratometria

Discente: Pablo Vespúcio Lopes Bezerra

Questão 01:

Uma das aplicações mais comuns da refratometria é na análise da composição de alimentos para verificar a concentração de açúcares, de álcool em vinhos e também a fermentação de cervejas, por exemplo. Além disso, essa técnica pode ser aplicada para medir a salinidade da água do mar em estudos oceanográficos.

Questão 02:

A calibragem do refratômetro é feita água destilada e, se necessário, com o ajuste do parafuso próximo à tampa de acrílico, tendo sempre a atenção de verificar se o valor do visor chegue a zero. É interessante destacar que se deve fazer as medidas com o prisma limpo e seco.

Questão 03:

        - (c): ao ocorrer variação na temperatura, somente adiciona-se um fator do valor que foi encontrado. (o índice de refração varia com a temperatura).

Questão 04:

  1. Índice de refração é a grandeza física que mede o desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, sendo dependente da velocidade da luz nesses dois meios: ;[pic 1]
  2. Determinação da porcentagem de água de méis. Tendo em vista o método de conversão do índice de refração a 20 ºC em porcentagem de umidade, adiciona uma gota de cada amostra de mel na lente do refratômetro e em seguida direciona a luz para realização das medidas, realizando o teste em triplicata para fazer a média dos dados. Após isso, verifica se os resultados estão de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Essa determinação é muito útil no que tange a conservação do produto, pois quanto maior a quantidade de água em um alimento, mais perecível ele é.

Questão 05:

[pic 2]

Questão 06:

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (709 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com