TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regua da Inclusão

Por:   •  2/11/2016  •  Artigo  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Régua da Inclusão para Deficientes Visuais -2013

Pessoas com deficiência visual constituem a maior parte da população deficiente do povo brasileiro (IBGE, 2010). Segundo Mafra et al. (2010), esta camada da população sofre com produtos de baixa qualidade e improvisados. Embora a preocupação com esta camada da sociedade pareça ganhar amplitude ainda são poucos os projetos existentes destinados a atender as necessidades dessas pessoas (SASSAKI, 2010).

No intuito de suprir a demanda citada uma equipe de pesquisadores da UNISOCIESC, desenvolveu uma régua multifuncional para deficientes visuais, sendo um instrumento de medição adaptado a cegos para auxiliar no processo de ensino, aprendizado e alfabetização aplicados no seu cotidiano, desde uma simples assinatura até a utilização em matemática para execução de medidas.

A Régua da Inclusão, um projeto social da UNISOCIESC, desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010 visa beneficiar pessoas com deficiência visual, especialmente as cegas de Joinville e região bem como de outras cidades brasileiras. Desde o lançamento do produto, foram realizadas divulgações em universidades, escolas, congressos e seminários com doações durante os anos de 2011, 2012 e 2013, sendo que um dos principais resultados está relacionado ao benefício direto de aproximadamente 5.650 pessoas até o presente momento do projeto de extensão em 2013. Destas, cerca de 650 pessoas cegas e outras 5.000 pessoas sem deficiência visual foram beneficiadas pelas características da régua que privilegiam princípios do desenho universal, entre estas crianças, jovens e adultos de diversas regiões brasileiras e até do exterior.

A Régua é multifuncional e possui marcações táteis indicando as graduações em centímetros, transferidor de graus com graduações táteis a cada dez graus, guia de escrita e assinatura em formas vazadas, gabarito das formas geométricas básicas, marcador de páginas e sistema de referência para folhas de tamanho A4, entre outros. O produto, patenteado em duas modalidades, é pioneiro no Brasil (MAFRA et al., 2012).

A discussão sobre os direitos dessas pessoas oportunizam tanto sua acessibilidade nas escolas, no mercado de trabalho, como a aproximação e cooperação com escolas, universidades e grupos profissionais especializados. A alavancagem da comprovação da usabilidade de novas tecnologias assistivas como a Régua da Inclusão, conectadas à dimensão de ampliação de oportunidades para as pessoas com deficiências, propicia o fomento a novas parcerias e investimentos para condutas irreversíveis dos direitos das pessoas com deficiências no mundo.

ESCOLA BENEFICIADA: SESI ESCOLA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Foram doadas 30 unidades para o Sesi Escola para educação inclusiva e para o atendimento das demandas dos alunos matriculados para o período letivo do ano vigente. Além das doações houveram treinamentos para o uso das funções da régua nas atividades escolares.
Durante a visita foram discutidos dados de usabilidade da régua,  com o apoio do Professor da escola.

Figura 3 – Sesi Escola e Professor Osmar Pavesi

[pic 1][pic 2]

Fonte: Mafra (2013)

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE USO NO SESI ESCOLA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (223.1 Kb)   docx (732 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com