TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Exames: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A determinação de acidez pode fornecer um dado valioso na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício. Um processo de decomposição, seja por hidrólise, oxidação ou fermentação, altera quase sempre a concentração dos íons de hidrogênio. Os métodos de determinação da acidez podem ser os que avaliam a acidez titulável ou fornecem a concentração de íons de hidrogênio livres, por meio do pH. Os métodos que avaliam a acidez titulável resumem-se em titular com soluções de álcali padrão a acidez do produto ou de soluções aquosas ou alcoólicas do produto e, em certos casos, os ácidos graxos obtidos dos lipídios. No caso de amostras coloridas ou turvas, para a determinação do ponto de viragem, deve ser utilizado o método potenciométrico.

Entre os principais usos do ácido cítrico estão “alimentos e bebidas (64%), como aromatizante, detergentes e produtos de limpeza (22%), nos produtos farmacêuticos e nutricionais (10%), em produtos efervescentes, anticoagulantes e na Indústria cosmética (2%), para ajuste de pH e outras aplicações (2%)”1. O ácido cítrico é ainda utilizado como conservante e acidulante para determinados alimentos. “O ácido cítrico é um antioxidante usado como conservante natural, sendo conhecido também como acidulante IN 330. Proporciona sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e bebidas. Em bioquímica, é importante o seu papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico, de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos. É ainda usado como produto de limpeza ecológico”2.

O experimento descrito abaixo visa a determinação da massa deste ácido presente em determinados frutos cítricos. Para tanto, pouca instrumentação é suficiente, e apenas serão necessários a solução padrão de NaOH e o indicador fenolftaleína. Com relação à solução padrão, deve estar na concentração de 1 molar, já o indicador na concentração de 1%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com