TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio 7

Monografias: Relatorio 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

As reações químicas ocorrem a todo o momento de diversas maneiras em nosso planeta. São esses fenômenos que transformam toda matéria existente é, com certeza, responsável pela origem e manutenção da vida. Nessas transformações, substancias são consumidas e outras, novas, são formadas. As substancias que desaparecem durante as transformações são chamadas de reagente e aquelas formadas são chamadas de produto. Que podem ser escritas em forma de uma equação química, neste caso, as novas substâncias formadas apresentam propriedades alteradas; como, por exemplo, ponto de fusão e ponto de ebulição.

Nem sempre e fácil perceber a ocorrência de uma reação química. Ás vezes, as mudanças podem ser lentas o suficiente para não serem notadas, quer dizer, o tempo de percepção não é o suficiente para observar que está ocorrendo alguma transformação, significando que uma reação precisa de um tempo para ocorrer, tempo que pode ser rápido ou muito longo.

Sempre que as reações químicas ocorrem podem ser observadas algumas evidênciasdesses processos, tais como:

• Mudança de cor: é o indicio muito forte de que estar ocorrendo uma reação química; por exemplo, o escurecimento da superfície de um objeto de prata (oxidação da prata).

• Produção de gás (efervescência): é a liberação de gás por um sistema, é um bom indicativo de que uma reação química estar ocorrendo.

• Formação de um precipitado (substancia solida): quando se mistura duas soluções liquidas formando um precipitado. Por exemplo: se misturamos uma substancia de nitrato de chumbo II com outro de iodeto de potássio, irá ocorrer a precipitação de iodeto de chumbo II.

Os domínios das leis que regem estes processos tornam possível entender a natureza e interagir sobre ela produzindo substancias em grande quantidade ou mesmo produzindo substancias até então desconhecidas. As principais leis que governam os processos químicos são: a lei de conservação das massas de Lavoisier e a lei das proporções definidas de Proust, sendo o modelo atômico de Dalton uma boa explicação para estas observações experimentais.

Muitas reações químicas ocorrem em solução, particularmente em água. A reação entre um ácido e uma base é chamada de reação de neutralização e o composto iônico produzido n reação é chamado de sal. A forma geral de uma reação de neutralização de um ácido forte por uma base forte em água é:

Ácido + hidróxido de metal -> sal + água

O resultado de qualquer reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte em água é a formação de água a partir de íons hidrônio e íons hidróxido.

As reações redox são extraordinariamente versáteis. A oxidação é o processo de perda de elétrons e a redução, o de ganho de elétrons. Ora, os elétrons são partículas reais e não podem ser perdidos, portanto, sempre que, em uma reação, uma espécie se oxida outra tem de se reduzir. Como a oxidação e a redução estão sempre juntas, os químicos utilizam o termo reação redox, isto é, reações de oxidação-redução, sem separar as reações de oxidação das reações de redução.

2. OBJETIVO

Verificar a ocorrência de reações químicas com formação de gás, neutralização entre ácidos e bases e transferência de elétrons (oxirredução).

3. MATERIAS, REAGENTE E VIDRARIAS

3.1 Materiais

 Estante para tubo de ensaio

 Fita indicadora de pH

 Fio de cobre

 Pipeta de paste

 Piça metálica

3.2 Reagentes

 Água destilada

 Solução de HCl

 Solução de AgNO3

 Leite de magnésio Mg(OH)2

 Solido NaHCO3

3.3 Vidrarias

 04 tubos de ensaio

 01 béquer de 150 mL

 Pipeta graduada de 5 mL

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte I.Reação ácido – base

Mediu-se o pH da solução de HCl e da suspensão de Mg(OH)2, separadamente, usando a fita indicadora.

Transferiu-se a suspensão de hidróxido de magnésio Mg(OH)2 para um tubo de ensaio ate atingir uma altura de aproximadamente 3 cm. Em seguida adicionou-se, aos poucos, a solução de HCl até perceber a alteração de cor. Prosseguiu-se com a adição até que a reação se processe completamente. Mediu-se o pH da solução ao final da reação.

Parte II. Reação ácido- base com formação de gás.

Foi transferido a solução de HCl para um tubo de ensaio até atingir uma altura de aproximadamente 3 cm. Em seguida adicionou-se, aos poucos, o sólido NaHCO3.

Parte III. Reação de oxirredução

Transferiu-se a solução de AgNO3 para um tubo de ensaio até atingir uma altura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com