TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio 9 E 10 Quimica

Exames: Relatorio 9 E 10 Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

1 - INTRODUÇÃO

As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, as quais são moléculas ou íons. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.

Um modo simples de saber ou comprovar se uma solução é ácida, neutra ou básica é através de indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul em meio ácido adquire a coloração vermelha e o papel de tornassol vermelho em meio básico adquire a coloração azul. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire coloração rosa.

2 - OBJETIVOS

• Preparação correta de duas soluções aquosas: uma de ácido clorídrico (HCl) e uma de hidróxido de sódio (NaOH), e a determinação qualitativa do Ph.

3- PROCEDIMENTOS

 Procedimento 1 “Preparação de 250 mL de solução 0,10 mol L-1 de NaOH”

Pesou-se 1g de NaOH, com o auxílio de uma espátula, e o transferiu para um vidro de relógio. O hidróxido de sódio pesado foi diluído em um béquer de 100mL com aproximadamente 50mL de água com o auxílio de um bastão de vidro. Após a diluição, a solução foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL. Então, completou-se o volume da solução até o menisco de referência do balão e agitou-se a solução para homogeneizar a mistura.

 Procedimento 2 “Observação qualitativa de pH”

Uma pequena fração (3mL) da solução preparada no Procedimento 1 foi transferida para um béquer. Mergulhou-se a ponta de um papel tornassol vermelho e de um papel medidor universal de pH na solução, a fim de medir o mesmo. No mesmo béquer foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína. Os resultados observados nos papéis e na solução foram anotados.

 Procedimento 3 “Preparação de 100mL de Solução 0,10 mol L-1 HCl”

Calculou-se o volume de ácido clorídrico necessário para preparação da solução. Em seguida, aproximadamente 30 mL de água destilada foram colocadas em um balão volumétrico de 100,00 mL. Transferiu-se o ácido clorídrico concentrado necessário à solução - utilizando uma bureta de 25,00 mL - para o balão volumétrico de 100,00 mL. Então, aos poucos, completou-se o menisco até seu ponto de referência. O balão foi agitado para homogeneizar a solução.

 Procedimento 4 “Observação qualitativa do pH”

Uma pequena fração (3mL) da solução preparada no Procedimento 3 foi transferida para um béquer. Mergulhou-se a ponta de um papel tornassol azul e de um papel medidor universal de pH na solução, a fim de medir o mesmo. No mesmo béquer foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína. Os resultados observados nos papéis e na solução foram anotados.

4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO

 Procedimento 1 “Preparação de 250 mL de solução 0,10 mol L-1 de NaOH”

 Cálculos:

I) 0,1 mol NaOH → 1000 mL (molaridade necessária ao experimento)

X mol NaOH → 250 mL (molaridade em 250mL, balão volumétrico utilizado)

X = 0,025mol de NaOH é necessário para preparar a solução

II) 1 mol NaOH → 40g de NaOH

0,025 mol NaOH → X g de NaOH

X = 1g de NaOH deve-se utilizar na preparação da solução

 Estes cálculos foram necessários para descobrir a massa de NaOH utilizada na preparação da solução.

 Procedimento 2 “Observação qualitativa de pH”

 Após mergulhar o papel tornassol vermelho e o papel medidor universal de pH no frasco contendo NaOH, observou-se que:

• O papel tornassol vermelho alterou sua coloração para azul, indicando, portanto, a basicidade do hidróxido de sódio;

• O papel universal, que possui a coloração amarela, alterou sua coloração para um azul intenso, e pela tabela de tonalidades verificou-se que essa coloração corresponde a faixa de pH situada entre 12 e 14, confirmando a basicidade da solução, encontrada no pH teórico.

 A adição de 2 gotas de fenolftaleína tornou a solução rósea, comprovando novamente a basicidade da solução de hidróxido de sódio.

 Cálculo pH teórico:

pOH = -log [OH-]

pOH = -log 0,1

pOH = 1

pH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com