TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Coeficiente De Expansão

Relatório de pesquisa: Relatorio Coeficiente De Expansão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Durante esse semestre discutimos muito sobre arte e ciência e como essas duas área do conhecimento se relacionam. Tivemos também a possibilidade de observar e debater diferentes opiniões à cerca da criatividade e o processo criativo de diferentes artistas. Esse relatório tem por objetivo descrever minha opinião do que vem a ser arte e ciência.

Para começar essa análise sobre arte e ciência, gostaria de acrescentar mais um tema, que na minha opinião está intrinsecamente relacionado à arte e a ciência: a religião

ARTE

“a arte existe para que a verdade não nos destrua”

( Nietzsche)

O conceito de arte é amplo e diversificado e na realidade não é possível e nem é o objeto deste trabalho, nos restringirmos a um determinado conceito específico.

A designação do termo arte vem do latim ars, que significa habilidade e que na história da humanidade foi sendo aprimorada principalmente pela necessidade do homem em transpor as dificuldades impostas pela natureza. Sendo assim podemos dizer que arte é a habilidade do ser humano em produzir objetos ou realizar ações com as quais possa exprimir ideias, sentimentos e retratar a realidade que o cerca, ou até mesmo construir através da criatividade outras novas “realidades”.

ARTE x RELIGIÃO

“A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. É a emoção fundamental que está no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Aquele que desconhece essa emoção, aquele que deixou de se maravilhar, que deixou de admirar, é como se estivesse morto, é uma vela apagada. Foi a experiência do mistério que... originou a religião.

( Albert Einstein)

A Religião é o conjunto de crenças ligadas ao mundo sobrenatural, divino e sagrado, bem como a soma dos rituais, práticas, ensinamentos, mandamentos e leis que estão embasadas nessas crenças.

Desde os primórdios da humanidade, a história da “Arte” está intimamente ligada às práticas religiosas. Podemos observar isso analisando as pinturas rupestres, que eram feitas não apenas com um caráter estético, mas sim porque o homem acreditava que ao desenhar os animais nas cavernas ele conseguiria aprisionar a “alma” deles, adquirindo uma espécie de domínio sobre a caça. Assim como a pintura, a música e a dança também estão comumente associados às práticas espirituais. Portanto, a arte surge da manifestação humana por meio das diferentes formas, associadas às crenças, aos cultos espirituais ou aos inúmeros rituais dedicados aos deuses, seres ou forças sobrenaturais.

No mundo ocidental, com a união do Império Romano ao Cristianismo a Arte esteve fortemente ligada à Religião até poucos séculos atrás. Durante toda a Idade Média, a “Arte Religiosa” tinha o valor de ensinamento e de exaltação dos sentimentos religiosos da Cristandade. O renascimento encontrou na religião não só a inspiração, mas também a principal fonte de recursos para a viabilização das obras. O barroco talvez seja a última corrente artística diretamente associada à religião. Essa ligação se deu ao longo da história não só pelo caráter espiritual, mas também pelo poder das instituições religiosas que sempre patrocinaram os artistas na construção de seus templos e representações dos seus deuses.

Essa união “Arte-Religião” pode ser vista até os dias de hoje em todas as culturas, por todo o mundo, passando pelas principais crenças como o Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, e Budismo , como também por todos os rituais mágicos e cultos animistas e totêmicos das comunidades tradicionais e povos indígenas.

ARTE x CIÊNCIA

“A linha, pelas suas propriedades geométricas e analíticas é um ser autónomo, que pertence integralmente ao campo matemático: é um ser matemático. Mas, pela sua propriedade ’forma’, ela entra em relação com a emoção...: e é a síntese da ‘forma’ e da ‘emoção’ que estabelece a ligação entre a arte e a ciência.”

Abel Salazar

Assim como a palavra arte, etimologicamente a palavra Ciência tem sua origem no termo latino “scientia” que significa conhecimento. Podemos dizer que Ciência é todo conhecimento adiquirido através do estudo ou da prática, baseado em teorias e comprovados por seus próprios métodos científicos.

Não é difícil traçarmos um paralelo entre arte e ciência, principalmente quando analisamos os principais períodos da história e vemos como as duas áreas do conhecimento evoluíam proporcionalmente em cada período, como no Egito, Grécia, Roma e principalmente no século XV, com a revolução científica, onde diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com