TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE

Casos: Relatorio DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 4

3. MATERIAIS E MÉTODOS 4

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5

5. CONCLUSÃO 5

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

1. INTRODUÇÃO

O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.

Aplicado em diversos ramos da indústria, como na produção de acetato de celulose (conhecido como simplesmente acetato), na produção de PET (politereftalato de etileno, um polímero impermeável a gases e por isso é utilizado na fabricação de garrafas para refrigerantes) e também utilizado para limpeza e desinfecção.

O ácido acético pode ser excretado por uma série de bactérias e é assim que o vinagre que consumimos é produzido. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre, como demonstrado na tabela 1.

Tabela 1: Características Analíticas de Acidez do Vinagre

Variáveis Vinagre (Branco) Vinagre (Tinto)

Intervalo de Confiança Média Intervalo de Confiança Média

Acidez total (g % em ácido acético) 4,34 - 4,63 4,49 4,40 - 4,79

Os vinagres são geralmente coloridos, mas após as diluições a cor não é suficientemente intensa que possa prejudicar a valorizações do ponto final da titulação. Também, as pequenas quantidades de outros ácidos presentes são simultaneamente tituladas com o ácido acético e a acidez total é expressa em termo do ácido acético.

A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação.

Acidez volátil (g % em ácido acético) 4,24 - 4,44 4.34 4,20 - 4,62

Acidez fixa (g % em ácido acético) 0,10 - 0,20 0,15 0,14 - 0,23

2. OBJETIVOS

Determinar a quantidade de ácido acético presente em uma amostra de vinagre comercial.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Com o auxilio de uma pipeta volumétrica pipetou-se 10 mL de vinagre em um balão volumétrico de 100 ml completando o volume com água destilada. Logo em seguida com uma pipeta volumétrica transferiu-se uma alíquota de 10 mL presente no balão para um erlenmeyer adicionando 30 mL de água destilada e 4 gotas de indicador fenolftaleína. Foi preparado uma bureta com solução de NaOH 0,1mol/L padronizada para a titulação do ácido acético, sendo assim titulando cuidadosamente a mistura com a solução até aparecer a coloração rósea, realizou-se a prática duas vezes, fazendo as anotações necessárias.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

1° titulação 2° titulação Média

Volume NaOH gasto (L) 0,078 0,073 0,075

Alíquota de CH3COOH (L) 0,010 0,010 __

Concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com