TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Toer De Acides Do Vinagre

Artigos Científicos: Relatorio Do Toer De Acides Do Vinagre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microrganismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 6 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.

Titulação Ácido fraco/Base forte, neste tipo de titulação (cuja reação é completa), o ponto de equivalência é superior a 7, porque neste ponto a solução resultante da reação entre titulante e titulado tem pH maior que 7, devido ao facto do sal formado (que está em solução aquosa) derivar do ácido fraco e da base forte.

Como o ácido é fraco, a sua base conjugada é forte, daí que esta base reaja muito facilmente com a água, formando íons OH-.

Um exemplo deste tipo de titulação é a titulação do ácido acético com o hidróxido de sódio: CH3COO-(aq)+ H2O(l) → CH3COOH(aq) + OH-

Um outro ácido bem comum é o chamado ácido acético, o qual é denominado, segundo a IUPAC, como ácido etanóico, CH3COOH, é um ácido orgânico presente no vinagre e largamente utilizado na indústria de plásticos.

1.1 Ácido Etanóico

Trata-se de um ácido carboxílico, composto por 2 átomos de Carbono (o que lhe confere o prefixo et) 4 átomos de Hidrogênio (3 ligados ao carbono mais distante dos oxigênios – formando a metila – e 1 ligado a um dos oxigênios – formando a hidroxila) e dois átomos de Oxigênio (ligados ao mesmo carbono, um ligado a dupla e covalentemente e o outro ligado por ligação covalente simples – formando a carboxila). Veja a imagem a seguir.

Carboxila

Metila

Figura 1 - Molécula de Ácido Etanóico, CH3COOH.

Na molécula deste ácido, tem-se a formação de um dipolo elétrico, ou seja, uma diferença de carga eletromagnética no decorrer da molécula. Isto confere o caráter polar do ácido etanóico. Como os átomos de Oxigênio são bem mais eletronegativos que átomos de Carbono e Hidrogênio, ele consegue atrair mais fortemente os elétrons compartilhados nas ligações covalentes, assim torna-se com maior probabilidade de presença de elétrons em seus orbitais, segundo as funções de onda para que os descrevem, assim, mais probabilidade de encontrar elétrons em seus orbitais lhe dão maior período de presença destes elétrons em seus orbitais, como a carga elétrica do elétron é negativa, a parte da molécula que possui os átomos de Oxigênio torna-se parcialmente negativa. Em contraposição, a parte mais orgânica, a metila, é “perde” densidade eletrônica para a carboxila e assim torna-se parcialmente positiva.

Propriedades Físicas e Químicas do Ácido Etanóico

Massa Molar 60,04 g.cm-1

Constante de acidez - Ka 1,8x10-5

Função do logaritmo negativo de Ka - pKa 4,75

Grau de ionização - α 3%

Densidade no estado líquido 1,049 g. cm-1

Densidade no estado sólido 1.266 g. cm-1

Ponto de fusão 16.5 °C, 290 K, 62 °F

Ponto de ebulição 118.1 °C, 391 K, 245 °F

Ponto de fulgor 43 °C

Momento dipolar (estado gasoso) 1,74 D

Dose Letal de 50% - DL50 3310 mg/kg, via oral

Algumas propriedades do ácido acético ou etanóico estão tabeladas a seguir.

Tabela 1.

2-OBJETIVO

Dosar o teor de ácido acético dissolvido em uma solução de vinagre comercial.

3-MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais e Reagentes

Materiais/Quantidades

Pipeta volumétrica de 10 mL 02

Balão volumétrico de 100 mL 01

Proveta de 25 mL 01

Béquer 50 mL 01

Bureta 10 mL 01

Erlenmeyer 125 mL 01

Procedimentos

1-Colocou-se com auxílio de uma pipeta volumétrica, 10 mL de vinagre em balão volumétrico de 100 mL e dilui-se com água destilada até a marca e homogeneizou-se;

2-Retirou-se duas alíquotas de 10 mL com uma pipeta calibrada e transferiu-se para os erlenmeyers de 250 mL, tendo em vista a prática em duplicata;

3-Adicionou-se 20 mL de agua destilada nos erlenmeyers e aferiu-se até ao menisco;

4-Acrescentou-se 5 gotas do indicador fenolftaleína aos erlenmeyers e titulou-se com hidróxido de sódio 0,1 M até a primeira coloração rósea permanente.

-RESULTADOS E DISCUSSÕES

Fig.1: Titulação

Na primeira e na segunda alíquota de solução de vinagre gastou-se 9,7 mL e 9,4 de NaOH 0,1 M respectivamente para que a titulação chegasse ao ponto de viragem identificado pela primeira mudança de cor permanente para róseo, identificando que a reação de neutralização cessara e a fenolftaleína reagira com o OH- tornando-se rósea, sua cor característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com