TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Oxirredução

Artigos Científicos: Relatorio De Oxirredução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  2.337 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Este trabalho está relacionado a atividades experimentais de oxirredução desenvolvidas em laboratório.

Oxirredução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações químicas onde a transferência de elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação de uma substância aumente enquanto o de outra diminui.

Foram propostos em aula seis experimentos pondo em prática os conhecimentos adquiridos com relação à oxirredução, diante disso foram feitos ensaios químicos mostrando como determinadas reações se comportavam quando combinada com outra.

A atividade foi feita em grupo, com a ajuda do professor e seguindo as instruções da apostila foi possível chegar aos objetivos e resultados já esperados.

2. Objetivo

Este relatório tem como objetivo descrever o que foi observado e analisado durante cada reação e procedimento. Desde o momento em que as soluções foram misturadas até o momento final, quando a reação acabou. Observando as diferenças que ocorram entre cada reação, analisando, também, se ocorreu mudança na temperatura, coloração e no estado da solução.

Além disso, este estudo tem como intuito facilitar o entendimento do aluno demonstrando na pratica como as determinadas reações ocorrem.

3. Revisão bibliográfica

3.1 Reaçôes de oxirredução

Em uma reação de oxidação-redução há transferência de elétrons entre um agente redutor e um agente oxidante. (Química Geral e Reações Químicas– Vol. 2 Jhon C. Kotz; 2011).

3.2 Condições de reações de oxidação-redução

As condições necessárias para que uma titulação por oxidação-redução ocorra são as mesmas do que para outro tipo de titulação. A saber, a reação entre o titulado e o titulante deve ser rápida e completa, e deve poder ser descrita através de uma reação química. Isto é, a cinética e o equilíbrio devem favorecer fortemente a formação dos produtos. Por outro lado, a solução do titulante deve ser estável, e a sua concentração deverá poder ser determinada com exatidão. Finalmente, deverão existir reagentes (indicadores) que permitam a detecção do ponto estequiométrico da titulação (Vogel, 1992).

3.3 Agentes Oxidantes

Geralmente, entretanto, as etapas que precedem a titulação, tais como a dissolução das amostras e a separação de interferências, convertem o analito a uma mistura de estados de oxidação. Por exemplo, quando uma amostra contendo ferro é dissolvida, normalmente a solução resultante contém uma mistura de íons Fe(I) e Fe(II). Se utilizarmos um oxidante padrão para determinar o ferro, primeiro é necessário tratar a amostra com um agente redutor auxiliar para converter todo o ferro para ferro (I). Contudo, na titulação com um redutor padrão, o pré-tratamento com um agente oxidante auxiliar será necessário (Skoog et al., 2006).

3.4 Os Antioxidantes

Segundo a ANVISA, antioxidante é a substancia que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento. Do ponto de vista químico, os antioxidantes são compostos aromáticos que contem, no mínimo, uma hidroxila, podendo ser sintéticos, como o butilhidroxianisol (BHA) e o butilhidroxitolueno (BTH), amplamente utilizados pela indústria alimentícia, ou naturais, substâncias bioativas, tais como organosulfurados, fenólicos e terpenos, que fazem da constituição de diversos alimentos. Segundo a FDA, antioxidantes são substancias utilizadas para preservar alimentos através do retardamento da deterioração, rancidez e descoloração decorrentes da autoxidação. (Revista Fib-2009)

4. PARTE EXPERIMENTAL

4.1 Materiais e Amostras utilizadas.

4.1.1 Procedimento 01

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de ensaio.

b) Amostra

 Brometo de potássio (KBr);

 Agua de cloro.

4.1.2 Procedimento 02

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de ensaio.

b) Amostra

 Brometo de potássio (KBr);

 Bromato de potássio (KbrO3);

 Acido clorídrico (HCl).

4.1.3 Procedimento 03

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de Ensaio.

b) Amostra

 Agua oxigenada (H2O2);

 Dióxido de manganês (MnO2).

4.1.4 Procedimento 04

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de ensaio.

b) Amostra

 Iodo (I);

 Agua destilada (H2O);

 Amido;

 Tiossulfato de sódio (Na2S2O3).

4.1.5 Procedimento 05

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de Ensaio;

 Tubo de Bunsen.

b) Amostra

 Sulfato de manganês (MnSO4);

 Metaperiodato de potássio (KIO4).

4.1.6 Procedimento 06

a) Vidrarias e utensílios

 Tubo de Ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com