TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Molde

Trabalho Escolar: Relatorio Molde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Um composto complexo consiste em um íon central envolvido por um conjunto de outros átomos ou moléculas, chamados de ligantes, que transferem elétrons ou energia para o íons central o qual emite alguma radiação.

Os ligantes de um complexo atuam como doadores de elétrons ou energia. Apesar de o íon central ser o centro das atenções nos estudos dirigidos nesta área de complexos de coordenação. Os complexos apresentam propriedades diferentes em quando são utilizados ligantes diferentes. A coloração, a atividade magnética e a estabilidade são algumas das propriedades dependentes dos ligantes. Algunas complexos precisam ser excitados com radiação eletromagnética para mostrarem alguma atividade, seja óptica, magnética, etc.

A coloração de um complexo varia com o desdobramento do campo cristalino, quanto maior a diferença de energia entre os grupos de orbitais t2g e eg mais alta é a frequencia emitida. A geometria de um complexo pode variar de acordo com o número e a variedades de ligantes coordenados com o íons contral. Hoje em dia alguns coplexos são extensamente estudados como os quais o íon central é um latanideos que servem para imunoensaios de drogas inteligentes, dosimetros, para clivagem, de DNA, para diminuir o ruido e,m fibras ópticas, etc.

O objetivo desta prática envolve a síntese de um complexo o qual o cobre ocupa o íon central, quatro aminas ocupam a base de um “octaédro” e uma molécula de água e um sulfato ocupando os ápices. Estudar a decomposição deste complexo, como ele se comporta ao perder a água.

Procedimento Experimental:

Pesou-se 3,500g de CuSO4.5H2O em um béquer de 100mL

Foi adicionados 15mL de água destilada ao béquer para a dissolução sólido;

Adicionou-se 8mL de hidróxido de amônio concentrado ao béquer com o sulfato de cobre.

O sistema foi agitado até a dissolução total do precipitado;

Foram adicionados 25 mL de etanol à solução e esta foi agitada e deixada em repouso para a precipitação dos cristais.

Uma solução de 7mL de etanol e 13mL de água destilada foi preparada e usada para arrastar os cristais restantes no béquer durante a filtração.

Os cristais foram colocados na estufa a 80ºC para uma leve secagem e logo após em um dessecador;

O material já seco foi pesado e seu ponto de decomposição foi obtido.

Resultados e discussões

Pesos

Volumes

CuSo4

3,500g

Água

28ml

Vidro de relógio

46,42g

Hidróxido de amonio

8ml

Filtro de Papel

0,9450g

Etanol

33ml

V.R + F.P + cristais

50,32g

Cristais

2,995g

Ao adicionar-se hidróxido de amonio ao sulfato de cobre ocorreu a formação de Cu(OH)2, um precipitado azul escuro. O precipitado dissolve-se na solução devido ao excesso de base, nosso caso o hidróxido de amonio. Para retirar a água da solução

adicionamos etanol e com isto forçamos a formação e a precipitação do complexo. O cobre complexa com quatro aminas e uma molécula de água, sendo que as aminas fomam o plano do octaedro e a água e o sulfato os ápices do mesmo.

O que ocorre no béquer é descrito pelas equações abaixo:

1. CuSO4.5H2O + 2NH4OH  Cu(OH)2 + (NH4)2SO4 + 5H2O

2. Cu(OH)2 + (NH4)2SO4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com