TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Curso de Bacharelado em Serviço Social

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Autor Thalia Santos Marchel Mainardes

Orientador Local Roberta de Paula Ferreira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (5018SES) – Estágio I

09/07/2022

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve as atividades de observação referente ao período de estágio I Curricular obrigatório curso Bacharelado em Serviço Social oferecido pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi. O estágio foi realizado nos meses de março, abril e maio de 2022 com carga horária de 160 horas. O estágio foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Ventania Pr na Rua Abel Alves da Silva nº 305, Centro, tem como Secretário Municipal de Educação José Carlos Costa dos Santos.

Durante o estágio foram observados: visitas domiciliares, acompanhamentos, relatórios, reuniões com pais e alunos, reuniões com as equipes de cada escola do Município para planejamento e avaliar as atividades. O estágio supervisionado em Serviço Social é um espaço privilegiado de aprendizado para o acadêmico estagiário é onde tem uma aproximação com a prática profissional do assistente social.

O estágio supervisionado em Serviço Social é um espaço privilegiado de aprendizado para o estagiário é onde tem uma aproximação com a pratica profissional do assistente social. É um conjunto formado por: Supervisor de Ensino, Supervisor de Campo e Estagiário, cabe para cada um atribuir no processo de estágio. As atribuições de cada parte estão sinalizadas em três legislações, que são: Lei nº 11.788, de setembro de 2008, Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº8.662/93) e Revolução do CFESS, nº 533, de 29 de setembro de 2008.

          O que justifica a inserção do Assistente Social na educação são as demandas emergentes das questões sociais, que entra nessa área com a intenção de atender tais demandas.

Neste sentido, Iamamoto (1998) afirma: O desafio é redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçar horizontes para a formulação de propostas que façam frente à questão social e que sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam, não só como vítimas, mas como sujeitos que lutam pela preservação e conquista da sua vida, da sua humanidade. Essa discussão é parte dos rumos perseguidos pelo trabalho profissional contemporâneo (IAMAMOTO, 1998, p.75).

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O estágio foi realizado na Secretaria Municipal de Educação da Rua Abel Alves da Silva nº 305, Centro, Ventania-Pr. A pratica do assistente social é desenvolver uma educação inclusiva, garantindo direitos e deveres cumprindo as regras de normatização com a população. A assistência social é o eixo gerador das desigualdades e da exclusão social, expressas nas situações sociais.

No período de estágio foram realizadas várias atividades na instituição sob a supervisão da orientadora de Campo a Assistente Social Marcia Regiane Berlesi Mattos, como o estudo da instituição para conhecer a área de trabalho e os programas desenvolvidos pelo mesmo: visita domiciliar, acompanhamentos, encaminhamentos para outros serviços da rede de proteção, reuniões com pais e pedagogos.

A inserção do/a assistente social na área da educação remonta à década de 1930, com aumento expressivo a partir da década de 1990 (Campos, 2012). Segundo Libâneo (2012) e Young (2011, apud Dentz; Silva, 2015), “percebe-se que Serviço Social e Educação possuem uma história, um caminho de diálogo a ser construído”. O Serviço Social, nesse contexto, tem a possibilidade de desempenhar um papel importante, pois poderá trabalhar no âmbito da garantia dos direitos e deveres da população. Ainda há de se “compreender que a trajetória da política educacional é um esforço que requer mais do que o resgate de uma história marcada por legislações e mudanças institucionais” (Campos, 2012, p. 12); por isso é importante que o assistente social tenha uma concepção clara do contexto educacional vigente. Em relação à política de educação, a interpretação do Serviço Social é importante para compreender a legislação vigente e sua concretização de forma coerente como princípios e diretrizes do projeto ético político profissional nos dias atuais (Martins, 2012).

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

       O estágio supervisionado é de grande importância para a formação do aluno e é um processo de reflexão e aprendizado, proporcionando através da relação entre Supervisor Pedagógico, Supervisor de Campo e Estagiário, o estágio teve início no dia 14 do mês de março de 2022 e encerrado no dia 11 de maio de 2022, com carga horário de 160 horas realizado na Secretaria Municipal de Educação com a Supervisora de Campo Marcia Regiane Berlesi Mattos, um período de experiência e muito aprendizado, como estagiária tive a oportunidade de observar e acompanhar a realização de várias atividades como: visita domiciliar, reuniões com pais e alunos, encaminhamentos para outros serviços da rede de proteção, relatório social, acolhimento, acompanhamentos social e relatórios.

Para finalizar, o estágio prático contribuiu no meu estudo mais também no pessoal, tive a oportunidade de vivenciar diretamente as situações vividas no dia-a-dia do profissional.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

As principais atividades desenvolvidas pelo Assistente Social na Secretaria Municipal de Educação é trabalhat com a questão social, realizando orientações para diretores, professores, pais e alunos; visitas domiciliares, encaminhamentos para outros serviços da rede de proteção, relatório social, acolhimento, acompanhamento social, relatórios, conversas informais, entrevistas com pais e alunos e reuniões com pedagogos e pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com