TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Artigo: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

ANA E WALNERYS

APRESENTAÇÃO

 Este trabalho é uma pesquisa qualitativa e de campo realizado no Estágio IV em forma de Artigo Cientifico, Na Escola Municipal Padre José Batista de Azevedo localizada na cidade de Traipu-AL, Escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sobre um processo de reorganização na educação infantil, a partir do Estágio. É como contar a história permanente de um cotidiano que muda a cada dia, mas que se transforma aos poucos, imprimindo à vida das crianças e dos educadores outros rumos na educação da infância. Nessa perspectiva a criança foi vista como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e, não mais como objeto do mesmo, a escola começa valorizar as várias infâncias que circulam e permeiam o espaço escolar.

 O desenvolvimento de projetos e planejamento de trabalhos por intermédio de temas geradores traz a escola numa perspectiva construtivista, que partem do universo vivencial das crianças e, que são trazidos pelas mesmas foram, aos poucos, ocupando o espaço da cópia para colorir, do trabalho sem articulação, da não participação das crianças nas decisões da classe. A construção coletiva desse projeto de escola mostrou-se que apesar das dificuldades estrutural e conjuntural a que o magistério está submetido, este fato, não é uma determinante, mas uma condicionante, à medida que conhecemos e nos conscientizamos dos saberes necessários à prática educativa, poderemos abrir caminhos, realizando um trabalho docente de qualidade.

OBJETIVOS

 Esta investigação está inserida não com o objetivo de encontrar fórmulas que venham a solucionar os problemas pedagógicos encontrados, mas com o objetivo de mergulhar na realidade neste espaço/lugar. Buscando a partir da história da realidade encontrada num determinado tempo e lugar, concluir algumas hipóteses e, só depois da compreensão do fenômeno investigado elencar algumas categorias de análises que ajudarão a interferir na resolução do problema no objeto pesquisado. (LOPES e GALVÃO 2005).

A ESCOLA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

 A proposta curricular e o planejamento de ensino superam a fragmentação do conhecimento escolar

 As construções em relação ao conhecimento são mediadas pelo modo de aprender das crianças e de ensinar dos professores

 As situações escolares não devem simplificar distorcer e estereotipar os conhecimentos.

 A educação escolar se embasa em dupla finalidade: promover a aprendizagem dos objetos de conhecimento culturais (disciplinas clássicas) e a construção de valores, normas e atitudes validades pelo espaço social.

 O planejamento de ensino potencializa o tempo didático e viabiliza aprendizagens significativas

 O professor é convocado a lidar com as diferentes formas de aprendizagem que convivem em cada grupo classe

 O aluno deve ser o sujeito da própria aprendizagem

 O objetivo final da aprendizagem escolar é que o aluno saiba utilizar seus saberes em situações não escolares.

 As práticas de sala aula devem superar uma visão estática e descontextualizada do ensino

 As práticas de sala aula diluem a “propriedade” do conhecimento entre professores e alunos

 As práticas de sala aula garantem sentido a prática de registro.

Para elaborar o planejamento de ensino pensar...O que é atividade?

O conceito de atividade é fundamental para a prática pedagógica

Qualquer situação de classe em que os alunos estejam agindo, ativos física ou mentalmente: quando brincam, desenham, escrevem, lêem, conversam etc.. Dizemos “os alunos estão em atividade na classe”.

Se a atividade que o aluno realiza foi planejada pelo professor com o objetivo de intervir na aprendizagem de algum conteúdo então essa atividade é uma situação de aprendizagem.

Quais os tipos de atividades?

Atividades Permanentes

 Intervenções pedagógicas organizadas de forma que há certa repetição de procedimentos num intervalo de tempo

 Oferece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com