TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO GERAL DA GRADUAÇÃO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Raisa Oliveira de Souza Castro

2º Semestre/2012

ETAPA DE CONHECIMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR E DO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Raisa Oliveira de Souza Castro.

2º Semestre/2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÂO-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------4

2. OBJETIVO----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5

2.1 OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO ---------------------------------------------------------------------------5

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO DO ESTÁGIO -------------------------------------------------------------------5

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO---------------------------------------------------------------------6

3.1 Participações Em Atividades de Acompanhamento De Alunos Com Dificuldade De Aprendizagem-----------------------------------------------------------------------------------------------------7

4. FASES DO ESTÁGIO-------------------------------------------------------------------------------------------------------7

4.1 Fase de observação---------------------------------------------------------------------------------------------7

4.2 Fase de participação--------------------------------------------------------------------------------------------7

4.3 Fase de regência--------------------------------------------------------------------------------------------------8

5. AVALIAÇÃO DO ESTAGIO E AUTO AVALIAÇÃO---------------------------------------------------------------8

6. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------------------------------9

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------------------------------------------------10

1.INTRODUÇÃO

Este relatório tem o intuito de discorrer o trajeto das atividades do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química oferecido pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ- Campus Nilópolis, situado na Rua Lucio Tavares nº 1045, Centro, Nilópolis, RJ, CEP26530-060. Tal estágio foi ministrado pela professora Andrea Barbalho, na instituição e pelo professor Fabio Barbosa na mesma instituição O meu alvo para a realização do Estágio Supervisionado II foi os alunos do 2º período do curso técnico em Química.

Nesse contexto, o relatório aborda a importância do estágio para o estudante de licenciatura buscando subsídios para o estagiário atuar enquanto docente durante sua vida profissional, além de transparecer e avaliar a realidade escolar e a situação do ensino aprendizagem dos atuais educandos.

No manual do Estagiário está descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), conforme seu artigo 65 que é fundamental a observação da prática do ensino de química, visando uma boa formação do profissional. O Estágio Supervisionado é regulado pela Lei Federal número 11.788 de 25 de Setembro de 2008. Conforme o Artigo 10 deste Decreto afirma que:

CAPÍTULO I - Art. 1. Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educando que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

A elaboração deste documento tem por objetivo a observação da prática docente. Onde o graduando entra em contato com as práticas pedagógicas, a realidade de um ambiente escolar, tomando ciência do cotidiano de um professor.

Durante o período de realização do estagio, foi realizada a função de ser um agente pesquisador. Conhecer as características físicas da escola, que procurou analisar: as diretrizes pedagógicas, projetos e materiais didáticos, o que fez com que o profissional em formação vincular-se-á mais ainda ao contexto escolar.

No final com base nos dados coletados aponto algumas considerações que acredito ser relevantes. deste processo obrigatório,que serão de grande importância para o estagiário tornar-se capaz de reconhecer ações pró ativas de um profissional da educação.

A estrutura organizacional do corpo do relatório é dividido em fases: observação, participação e regência; e anexos que contêm as atividades realizadas em sala de aula, avaliações, análise de dados e resultados das unidades.

2.OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO

Contribuir para a formação de educadores capazes de analisar, mediante as observações das ações de um profissional e interferir com o propósito de tentar melhorar a carência e as dificuldades do ensino de química e a realidade educacional, social, política e econômica na qual se inserem.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com