TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação de família e violencia contra a mulher

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Antigamente a violência contra a mulher era tratada como um problema entre marido e mulher e também era considerada de forma natural nas relações familiares, pois a mulher era tida como uma pessoa sem vontade própria dentro do seio familiar ela não podia expor sua opinião e era obrigada a cumprir ordens. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder (SAFFIOTI; ALMEIDA, 1995).

Com o tempo e com a luta das mulheres esta situação foi se modificando, a mulher a cada dia está conquistando o seu espaço dentro da sociedade. Hoje a violência contra a mulher é tratada como um problema para o qual existe diversas formas de punição, mas para essas punições serem aplicadas é preciso reconhecer os tipos de violência e denunciá-lo. A violência contra a mulher pode ser definida de uma maneira simples: é qualquer ato ou ação que leva ao sofrimento físico ou psicológico de outra pessoa e também aquele leva ao sofrimento sexual. A violência conjugal pode acontecer em casa ela pode ser cometida pelo o marido, companheiro ou companheira, pai e até irmão, por conta desse problema se reflete de forma bastante negativa no desenvolvimento dos filhos.

 É relevante mencionar que a violência praticada no ambiente familiar, a saber, violência doméstica é considerada no Brasil e no mundo com uma das mais cruéis, e perversas, pois a mesma é praticada por uma pessoa, mais próxima. O lar que teoricamente deveria ser o abrigo acolhedor passa a ser um ambiente perigoso à vítima, resultando em medo, apreensão, ansiedade constante, envolvendo também as emoções e relações afetivas. Dias (2007) afirma que isto acontece simplesmente por que:

O homem sempre teve como seu espaço privado, qual seja, nos limites da família e do lar, ensejando assim a formação de dois mundos: um de dominação, produtor (interno). Dessa forma, ambos os universos, públicos e privado, criam polos de dominação e de submissão. E, com relação a essas diferenças é que foram associados papeis ditos como ideais a cada gênero: ele, o homem, como provedor da família, e a mulher como cuidadora do lar, a cada um desempenhando sua função.

A violência doméstica e é um dos problemas mais graves que devastam a sociedade brasileira e familiar é uma violação aos direitos humanos contra a mulher, apesar de mais comum o ambiente doméstico a violência contra a mulher pode acontecer também em outros lugares como no local de trabalho uma característica básica dessa violência é que com o passar do tempo ela vai aumentando de intensidade os atos de agressão vão se intensificando geralmente relacionados com desejos de uma pessoa  controlar e dominar a outra. Porém um tipo de violência contra as mulheres considerado até mais prejudicial que a violência masculina geralmente é deixado de lado. Trata-se da violência que as mulheres cometem contra as próprias mulheres a violência doméstica entre mulheres. Está violência pode deixar marcas ainda mais profundas do que a violência masculina, pois muitas vezes as vítimas não tem a quem recorrer. Pode-se dizer que o preconceito sexual que os homossexuais sofrem afeta diretamente a violência doméstica que cometem ou sofrem, já que o parceiro que sofre a violência muitas vezes tem dificuldade de encontrar apoio externo (família, instituições e organizações) e também pode-se citar a falta de preparo do apoio externo com estas situações.

No entanto fica mais difícil entender a agressão no caso das lésbicas, pois as mulheres são consideradas como submissas e não-violentas. Estes mitos, somados à definição da violência doméstica como um problema heterossexual e às campanhas de educação voltadas somente para heterossexuais, fazem com que homossexuais que se encontram em situação de violência doméstica tenham dificuldades em definir seus problemas de relacionamento. Além disso, a falta de modelos saudáveis de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo permite aos agressores convencer as vítimas de que este é um comportamento normal. A vítima é levada a crer que este problema é um reflexo de sua falta de experiência ou entendimento de relações homossexuais (Lehman, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com