TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Sobre Ensino De Ciencias

Trabalho Escolar: Resenha Critica Sobre Ensino De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 3

Fazer uma resenha crítica sobre o ensino de ciencias.

Ciência é um meio pelo qual pode-se ter acesso ao universo de conhecimento e cultura a que se está inserido bem como construir um cidadãos que utilizem seus conhecimentos científicos de maneira a garantir melhorias em sua vida e sociedade.

Os autores destacam que a tarefa de alfabetizar cientificamente não é de exclusividade da escola, uma vez que isso estaria além de suas possibilidades, cabe a ela, no entanto, a incumbência de proporcionar ao aluno artifícios para a busca de informações, o capacitando a saber como e onde buscar as informações e conhecimentos que forem necessários para a sua vida cotidiana. Sendo assim, o papel da escola está em desenvolver em seu alunado hábitos de pessoas cientificamente instruídas, ou seja fazê-lo compreender que os conteúdos aprendidos fazem relação com a nossa vida diária.

O artigo também propõe algumas

Nas séries iniciais, o trabalho com Ciências exige que se respeitem as especificidades da faixa etária. Mas, diferentemente do que muita gente pensa, isso não significa substituir os termos científicos ou inundar os textos com diminutivos na esperança de que as crianças entendam melhor. É importante não simplificar conceitos nem infantilizar.

É notório que as escolas de Ensino Fundamental, em especial da rede pública, tratam da física e fenômenos relacionados à natureza com pouca relevância nas séries iniciais, isto porque na disciplina a qual ela deveria estar inserida (ciências) o enfoque maior é dado às ciências biológicas. Porém, é nessa fase que a criança pode ter o contato com certos conceitos científicos que poderão lhe despertar o gosto pela ciência. Pensando nisso, e visando a divulgação científica nos primeiros anos de escola, este trabalho teve como proposta investigar a utilização de situações-problema envolvendo experimentos em uma turma das séries iniciais. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º ano de uma escola municipal de Gandu-BA. Após a realização das atividades, como forma de registro, foi pedido que os alunos desenhassem e escrevessem a estratégia utilizada para resolver cada situação-problema que lhes foi apresentada. Em um outro momento foi aberta uma discussão e dadas explicações, com linguagem adequada, a respeito dos conceitos físicos envolvidos nas atividades desenvolvidas. Durante as atividades foi possível perceber o quanto as inferências feitas pelas crianças se aproximam dos conceitos relacionados à física. Além disso, foram notados outros aspectos relacionados ao desenvolvimento de suas habilidades no que se refere à investigação. Apesar de utilizarem linguagem simples e típica da sua idade, as crianças conseguiram resolver os problemas propostos e explicá-los, o que constatamos em sua fala, em sua escrita e nos desenhos. Um ponto surpreendente foi ouvir os questionamentos que partiam delas e que diziam respeito não apenas à física como também a outras áreas de conhecimento. Este e outros fatores levam a crer que, apesar da idade, já existe maturidade para se trabalhar com determinados conteúdos desde que numa linguagem acessível e que possibilite a compreensão e a iniciação destas crianças em atividades com caráter investigativo, próprio das atividades científicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com