TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica da interface: linguística e ensino

Por:   •  4/8/2017  •  Resenha  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

  1. Introdução.

Ainda hoje temos muita discussão sobre o que é de fato o bom ensino da Língua Portuguesa nas escolas do Brasil. No texto de Teixeira e Santos (2005) vemos que há muitas maneiras de se abordar o ensino da nossa língua materna em sala de aula.  Apesar de termos uma larga gama de abordagens, muitos especialistas e professores concordam num ponto comum: ao saírem da escola, os alunos deverão ser capazes de compreender e produzir diferentes gêneros textuais nos mais variados cenários sociocomunicativos. Com isso, atividades de leitura e produção textual estão ganhando mais espaço nas salas de aula de Língua Portuguesa.

No que concerne o ensino de gramática, ainda temos diferentes opiniões. Muitos professores ainda abordam o ensino da gramática de forma sistemática, muitos outros apoiam o esquecimento deste. O que é muito comum em abordagens do ensino de gramática é o uso do texto como base para o ensino de um determinado ponto gramatical. Porém, muitas vezes o texto usado fica somente de fachada e acaba servindo apenas para dar exemplos de classificações e nomenclaturas.

Por outro lado, segundo Teixeira e Santos (2005), vemos um crescimento no número de professores que têm tentado abordar o ensino de gramática de forma mais produtiva. No texto, é citado três abordagens de ensino de língua portuguesa, segundo Travaglia (2009):

  1.  Prescritiva: nesta abordagem os alunos são encorajados a substituir expressões linguísticas consideradas como erradas por outras tidas como corretas.  É importante ressaltar que este tipo de abordagem se concentra no ensino da variedade culta da língua, ou seja, no ensino da gramática normativa. Claramente é um dever da escola ensina o padrão de norma culta da Língua Portuguesa, mas também é relevante que outras variações linguísticas sejam expostas.
  2.  Descritiva: esta abordagem visa mostrar como a língua funciona, utilizando-se do ensino de gramática descritiva que traz um conhecimento teórico sobre a língua. Temos que considerar que uma vez que se domina determinada língua, o conhecimento da linguagem técnica pode ficar excluso. Apesar disso, o ensino descritivo tem seu espaço na sala de aula, mas também não pode ser a prioridade dela, uma vez que os PCN de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (Brasil, 1998a) estabelecem que não devemos sobrecarregar os alunos com nomenclaturas, mas sim ensinar aquelas que sejam úteis em atividades de reflexão. Sendo assim, fica claro que o ensino descritivo não deve ser abandonado, ele apenas não pode ocupar um grande espaço na aula de Português, pois esta abordagem ainda tem sua importância já que facilita a referência a elementos da língua e pode ser um instrumento para ensinar os alunos a pensar, por exemplo.
  3.  Produtiva: esta é uma abordagem que ajuda o aprendiz a aumentar seu conhecimento sobre os recursos da língua, desenvolvendo atividades linguísticas. Também nesta abordagem a língua é vista como instrumento da interação sociocomunicativa, e é levado em consideração também os mais variados tipos de discursos e variedades linguísticas existentes. Segundo Teixeira e Santos (2005), essa abordagem é muito eficiente, pois não deixa de lado o pré-conhecimento que o aluno já traz para sala de aula, e assim se faz capaz de desenvolver as capacidades linguísticas que o aprendiz tem.

                Após essa descrição vimos que a abordagem a ser priorizada deve ser a abordagem produtiva. Contudo, o que ainda vemos em sala de aula é o uso das abordagens prescritiva e descritiva.

  1. Abordagens no ensino de gramática

                Segundo Travaglia (2009) o professor tem quatro opções para ensinar gramática. É importante ressaltar que essas formas não necessitam ocorrer separadamente.

  1.  Gramática teórica.

        Este tipo de ensino de gramática é tido como o que menos pode ocupar tempo na sala de aula, já que nele é focado a nomenclatura usada na gramática descritiva. É muito comum serem passados em sala conteúdos de classificação morfológica e funções sintáticas. Esta abordagem ainda tenta utilizar algum texto como base, mas o texto vira “pretexto” para extrair vocábulos e elementos linguísticos para serem analisados, para assim serem ensinadas as classificações e regras de funcionamento da língua.

  1.  Gramática normativa.

                O que é valorizado neste tipo de gramática é a normal culta escrita da Língua Portuguesa, ignorando as mais diversas variações que encontramos em nossa língua. Qualquer produção incomum a este tipo de gramática é considerada um erro e deve ser evitada e corrigida pelo aprendiz. Quando o professor usa esta abordagem, geralmente são usadas atividades de concordância e de regência verbal e nominal, por exemplo.

  1.  Gramática de uso.

        Neste tipo de gramática, é feito um trabalho de conhecimento prático da língua, com isso, as diferentes formas linguísticas, inclusive a culta, são levadas em consideração em atividades que os alunos têm que utilizar recursos e regras da língua. O professor pode criar exercícios de produção e compreensão textual e de vocabulário, por exemplo. Neste tipo de gramática, os exercícios podem ajudar os alunos a perceber que texto oral e escrito têm peculiaridades diferentes e específicas, o que seria feito num exercício de retextualização, por exemplo.

  1.  Gramática reflexiva.

        Este tipo de gramática é focada nos efeitos de sentido que os elementos linguísticos escolhidos pelo interlocutor podem vir a ter em uma interação. Aqui os alunos são desafiados a tentar entender as escolhas do interlocutor. Como exemplo de exercícios, temos o uso de textos juntamente com perguntas sobre como a diferença na ordem das palavras, pode sim influenciar um certo entendimento.

  1. Análise linguística.

Nesta parte do texto, Teixeira e Santos (2005), introduzem considerações feitas pelos PCN de Língua Portuguesa. Nos PCNs do ensino médio, por exemplo, é afirmado que toda análise gramatical, deve considerar o texto como base. Os PCNs do ensino fundamental, favorecem um ensino de gramática pautado no uso e na reflexão sobre a língua e a linguagem.

De acordo com os PCNs, é com a prática da análise linguística que se espera que os alunos sejam capazes de construir conhecimentos sobre o sistema linguístico para práticas de escuta, leitura e produção de textos, assim como se apropriem das ferramentas necessárias para fazerem análises e reflexões linguísticas e reconheçam as mais diversas variantes da Língua Portuguesa.

A análise linguística nada mais é que uma nova perspectiva de reflexão sobre a língua e seus usos, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivas, como afirma Mendonça (2006: 205). Para Travaglia (2009) a análise linguística que se identifica com a proposta de gramática reflexiva, tem como objetivo ampliar a consciência dos alunos sobre fenômenos gramaticais e textual-discursivos. Tal reflexão pode ser feita com textos retirados da mídia social cotidiana, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com