TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Uma Breve Historia Do Tempo

Trabalho Escolar: Resenha Crítica - Uma Breve Historia Do Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA

A BUSCA PELA COMPREENSÃO DO UNIVERSO E SUA ORIGEM

São Cristóvão, Janeiro de 2014

INTRODUCÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA

ISMAEL DOS SANTOS SILVEIRA

ELIENE SOUSA SANTOS

KLEITON DOS SANTOS

A BUSCA PELA COMPREENSÃO DO UNIVERSO E SUA ORIGEM

São Cristóvão, Janeiro de 2014

REFERÊNCIA DA OBRA:

HAWKING, Stephen. Uma breve história do tempo: Do Big Bang aos buracos negros. 24º ed. Rio de Janeiro. ROCCO, 1993.

INTRODUÇÃO

Stephen William Hawking busca relatar de uma forma simplista os conceitos físicos teóricos que regem as leis do nosso universo. Hawking começa o seu livro com uma série de perguntas : “Como surgiu o universo?”, “De onde nós viemos?”, “O universo tem um fim?”. Nenhuma dessas perguntas é diretamente respondida por Hawking mas, é a partir delas que o autor demonstra brilhantemente conceitos como o da teoria do “Big Bang” ou de Buracos Negros de uma forma metodicamente simples, isto é, para leigos.

RESUMO

No início da obra, Stephen faz uma breve citação de como teria surgido o universo e de algumas leis físicas que moldaram tal qual o conhecemos. Segundo Hawking, o Homem formula tais leis pois tem a necessidade de compreender o cosmos e, consequentemente, formular teorias que expliquem a sua origem. A teoria quântica e da relatividade estão em pauta no início da obra pois solidificam todo o conhecimento que temos não só da origem do universo mas também solidifica os pilares da Ciência.

Hawking segue debatendo teses cientícas relacionadas ao espaço e tempo. Galileu e Newton formularam as primeiras ideias relacionadas ao movimento dos corpos. Newton utilizou-se dos trabalhos de Galileu para publicar o livro entitulado: “Princípios Matemácos”. Nele, Newton formulou a primeira e segunda leis de Newton e em outra obra, a lei da gravidade. Teorias de Maxwell e de Einstein também são descorridas, de forma a elimiar o conceito do éter, que era aceito cientificamente até então. De forma singular, destacam-se as leis da relatividade e da teoria geral.

Com o auxílio dos inestimáveis dados coletados pelo Telescópio Hubble, Wilson e Penzias, físicos astrônomos, confirmaram a teoria proposta por Friendmann em que o universo assemelha-se da mesma maneira se observado de diversos pontos, isto porque, o universo possui um espectro de microondas de luz uniforme, que o faz parecer grosseiramente da mesma maneira quando observado de pontos diferentes.

O princípio da incerteza de Heisenberg e a teoria da relatividade de Einstein são debatidas, pois não só comprovam científicamente muitas das descobertas já feitas como também se firmou o conceito de que o universo poderia ser determinado. Se conhecermos as variáveis da equação envolvida, podemos determinar a posição do Sol ou do planeta Terra daqui a 100 mil anos por exemplo. O princípio da exclusão de Pauli também é abordado, pois aborda o conceito das partículas de força, estas subdivididas em quatro grandes categorias: Forças gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. Estas forças enforçam a tese de que o universo não obedece às leis do tempo. Em outras palavras, seria impossível prever as condições do universo.

O conceito de buraco negro é amplamente debatido. Na realidade, um buraco negro nada mais é do que um corpo com um campo gravitacional extremamente forte, de modo que tudo o que entra em seu raio gravitacional é puxado por esta mesma força para o seu centro de gravidade. Este conceito está intimamente ligado ao ciclo de vida das estrelas e o desvio de luz no universo.

O universo se concentrava num corpo tal qual um buraco negro, só que enésimas vezes mais poderoso. A partir desse conceito, não há como formular hipóteses relacionadas ao que se tinha “antes” desse corpo de massa densa que era o universo. A sua força gravitacional era tão forte que “sugava” tudo aquilo que estivesse ao seu alcance. Em outras palavras, é como se “nada” existisse antes deste corpo. Foi a partir do Big Bang que se deu início ao Tempo. No entanto, vale ressaltar que este argumento nega ele mesmo pois, se o tempo está intimamente atrelado ao conceito do infinito, não haveria uma infinidade de tempo antes dali? Isto é, o que deu origem ao conceito de Big Bang que fez o tempo infinito deixar de ser infinito? Segundo este mesmo conceito, a partir do momento que definimos que o marco inicial da existência do universo é o Big Bang, baseado na teoria da relatividade por si mesma, podemos prever que o universo terá um marco final tal qual encerrará ele mesmo com uma singulariadade. Em outras palavras, é formulada a teoria que encerra o ciclo do Big Bang: o Big Crunch, um novo colapso que abalaria o universo.

Teses que fundamentam a origem e o destino do universo trazem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com