TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve história do tempo - resumo cap 1

Por:   •  4/5/2016  •  Dissertação  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  1.920 Visualizações

Página 1 de 4

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO: CAPÍTULO 1

A NOSSA REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO

Logo no início do capítulo somos bombardeados de perguntas, mas nenhuma delas nova. Se tudo tem uma origem, qual é a do universo em que vivemos? Como chegamos ao nível de conhecimento que temos hoje? O que existia antes do nosso universo? O que é tempo? Ele tem um fim?

E são essas algumas das perguntas que nos guiam no caminho de descobertas que Stephen Hawking tenta esclarecer, nos levando a uma viagem pelo mundo da física quântica e mecânica, que nem sempre é clara, mas ainda sim consegue modificar a maneira como vemos o mundo ao nosso redor.

Como sabemos que a Terra é redonda e não um prato achatado? O filósofo grego Aristóteles foi quem nos apresentou dois bons argumentos para acreditar na forma esférica da terra. Primeiro, ele percebeu que eclipses ocorriam quando a Terra ficava entre o Sol e a Lua. Sendo assim, como a sombra da Terra projetada na Lua era sempre redonda, então a Terra só poderia ser esférica. Se a Terra fosse um disco achatado, a sua sombra seria alongada e elíptica. E, segundo, os gregos sabiam – graças as viagens que realizavam – que a Estrela Polar surgia menos alta no céu quando era observada mais a sul das regiões onde ela se encontra mais alta, e que portanto parecia muito mais próxima de um observador no Polo Norte do que de um observador em algum ponto do equador.

Aristóteles também acreditava que a Terra encontrava-se imóvel e, por motivos místicos, era o centro do universo, enquanto o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas moviam-se em órbitas circulares em torno dela. Essa ideia foi mais tarde sintetizada por Ptolomeu e seu modelo foi, embora não universalmente, bem aceito.

Um modelo mais simples, contudo, foi proposto mais tarde por Nicolau Copérnico. A ideia deste era que o Sol se encontrava imóvel no centro e os planetas se moviam em órbitas circulares ao seu redor. Foi necessário cerca de um século para esta ideia ser aceita e melhor estudada. Então, dois astrônomos, Kepler e Galileu Galilei defenderam publicamente a teoria de Copérnico, apesar de as orbitas previstas pelo modelo deste não coincidirem totalmente com as observadas.

O fim para o modelo de Ptolomeu chegou quando, através de observações com o recém-inventado telescópio, Galileu notou luas no planeta júpiter – descobrindo que nem tudo girava em torno da terra – e, Kepler modificou o modelo tornando as orbitas dos planetas elípticas, de modo que as previsões do modelo finalmente condiziam com as observações.

Porém, a explicação do porque os planetas giravam em torno do Sol só chegou muito mais tarde, quando Sir Isaac Newton publicou sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, livro onde Newton apresentou não só uma teoria para o movimento dos corpos, como também desenvolveu aparato matemático necessário para análise do movimento. Além disso, Newton postulou uma Lei universal explicando a atração dos corpos (força da gravidade) e essa Lei justificou a trajetória elíptica das luas em torno dos planetas e dos planetas em torno do Sol.

Em outro momento, Newton compreendeu que a sua teoria da gravitação explicava muito mais que apenas o movimento dos corpos no nosso sistema solar, ela contradizia a imutabilidade do Universo. Começaram então observações na procura de provas de que o universo estava em expansão ou contração, e isso levou a mais perguntas sobre a origem do universo.

Observações de Edwin Hubble apresentaram resultados que abriram caminho para uma nova era: não importa a direção a qual se olhe, as galáxias distantes estão a afastar-se velozmente. Isso significa que o universo está em expansão, o que leva a conclusão de que no inicio dos tempos os corpos celestes estavam mais próximos uns dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com