TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre a Pobreza Social

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Internacional – Uninter

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos da Antropologia

Professor (a): Bel

Aluno (a): Renata Gonçalves Ferreira, RU: 1312678.

NÃO PRECISA DEIXAR ESTE ESPAÇO

AS MARGENS, ESPAÇO ENTRE AS LINHAS E RECUO DOS PARÁGRAFOS ESTÃO FORA DAS NORMAS, CONSULTE O MANUAL DE ORIENTAÇÃO.

ARZABE, Patrícia Helena Massa. Pobreza, Exclusão Social e Direitos                          Humanos O Papel do Estado.

Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/dhesc/phelena.html

Acesso em: 07/11/2016

O texto “Pobreza, Exclusão Social e Direitos Humanos: O papel do Estado” é de autoria Patrícia Helena de Massa Arzabe. Autora essa que ingressou na Procuradoria do Estado em janeiro de 1993, é mestre em Direito Econômico e doutora em Filosofia do Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Ela é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo em 1989. Atuando na área acadêmica principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, direitos humanos, direitos sociais, direitos culturais e exclusão social.

A autora nos remete a entender através de diferentes conceitos, o que é a pobreza, qual a importância que o Estado dá. E os índices em cada país. Ela esclarece o que faz da pobreza um problema social, e como funciona a exclusão social.

Ela descreve que o Estado é ausente e além de tudo omite seus deveres para com cada cidadão. É obrigação de o Estado tentar acabar com a essa desigualdade social que tem acarretado um enorme índice de pobreza, o Estado tenta agir amparando a população oferecendo meios e condições necessárias para dar oportunidade de trabalho aos cidadãos, com construções de estradas, portos, hidrelétricas, além de formação e capacitação para tal mão-de-obra. Porém há um mau funcionamento por parte do Estado que cuida de outros órgãos e acaba que a corrupção e o nepotismo suga a verdadeira função do Estado que é guardar os deveres e direitos de todos os cidadãos, sejam ricos ou pobres.

Há diferentes definições e fases de pobreza, como a relativa (tem condições, tem bens matérias, porém básicos para se viver), a extrema e a absoluta (sem poder se manter, vivem de forma precária). Outras expressões são empregadas como; miséria, carência, desigualdade, precariedade e etc.

Entende se que a pobreza tem várias definições, autores como José Bengoa, observa que "pobreza é um conceito difícil de definir, mas que todo mundo entende quando se o menciona. Talvez porque cada qual, cada indivíduo sabe perfeitamente o que seria para ele e sua família uma situação de pobreza. Para um poderia ser não comer; para outro, vestir-se pobremente, para um terceiro, baixar seu nível de vida habitual”.

Acreditasse que no Brasil a desigualdade social é provocada por uma má distribuição de renda e dos direitos como cidadão, a pobreza está em todo o país, porém a pobreza esta num mecanismo econômico e social, com a distribuição de renda muito desigual. O artigo 7º, IV da Constituição Federal descreve que o valor mínimo de renda possa satisfazer as necessidades de alimentação, moradia, educação, saúde, e etc. onde isso hoje não acontece. Mas existem casos diferentes em cada família, em cada casa, como por exemplo; uma mulher grávida necessita de mais cuidados, como remédios, boa alimentação, uma pessoa doente que também necessita de cuidados médicos, remédios, obviamente vai ter mais gastos, que numa casa onde todos tem uma saúde “boa”, características pessoais de cada um, idade, algum tipo de deficiência, tudo isso é levado em consideração, a autora passa isso para que entendamos [a]que é pouco a renda que muitos recebem, e que  ainda há um índice muito grande de organização por parte do Estado em resolver essa questão de má distribuição de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com