TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos De Etanol

Projeto de pesquisa: Residuos De Etanol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

ggg j jj jjonstrução de Mapas (layout)

Medianeira, Paraná 22-11-2014

UTFPR - MD

Intodução:

A elaboração de mapas transcende o âmbito da Engenharia, já que diferentes profissionais se apropriam desta forma de comunicação para ilustrar ou demonstrar informações ou idéias, atendendo à diferentes áreas do conhecimento. Contudo tais profissionais devem estar atentos para

que não incorram em erros que possam comprometer a comunicação cartográfica.

Na elaboração de mapas a comunicação das informações qualitativas, ordenadas ou quantitativas,deve ser compreensível para o usuário,fornecendo uma resposta visual clara, coerente, lógica e livre de ambigüidades.

Elementos:

Os elementos ou objetos, são representados em um mapa através de símbolos ou desenhos especiais chamados de convenções cartográficas. Precisamos criar as convenções cartográficas porque não podemos desenhar as coisas exatamente como elas são na realidade. Os objetos são representados de um único ângulo, ou seja, como se fossem vistos de cima. A explicação das convenções cartográficas utilizadas se encontra na legenda do mapa.

Os mapas precisam mais do que um relato verbal, a linguagem dos mapas baseia -se no uso de símbolos. Cada símbolo precisa satisfazer quatro requisitos fundamentais:

ser uniforme em um mapa ou em uma série de mapas;

ser compreensível, sem dar margens a suposições;

ser legível;

ser suficientemente preciso;

Preenchendo tais requisitos, os símbolos possibilitam o estudo adequado da localização e da distribuição dos fenômenos representados nos mapas, permitindo sua identificação e classificação. Por exemplo, quanto aos aspectos hidrográficos, os símbolos devem permitir ao leitor distinguir os diferentes tamanhos dos rios, sua perenidade ou não, se existem cursos que sofreram canalização e distingui-los dos naturais, etc. Em relação aos transportes, deve -se observar os diferentes tipos de estradas, se existem obras arquitetônicas, o tipo de piso, etc

É importante observar a maneira como estão escritas as palavras e os nomes das localidades nos mapas. O tamanho das letras empregadas (maiúsculas ou minúsculas) indica, muitas vezes, diferença em uma mesma categoria de fenômenos, como, por exemplo, entre vilas, cidades e capitais. A área representada no mapa deve ter localização em relação as coordenadas geográficas, escala, título e outros elementos.

Título: importante pois diz do que se trata, são usados para identificar: o que, onde e quando. Preferencialmente deve ser localizado da metade do mapa para a parte superior. 

Fonte: Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos). 

-Projeção :É a distorção feita para adaptar uma superfície esférica (a Terra, por exemplo) para um plano (o papel ou a tela do computador). 

Escala :cartográfica Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo. 

Legenda: Decodifica os símbolos usados (como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias). 

Orientação: da sentido ao mapa como norte ou sul tendo referências.

Tipos de erros:

a) Erros grosseiros: erros de Topologia,

uso de letras inadequadas, erros no

layout , mapas apresentados sob a forma

de imagens com baixa resolução,...;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com