TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Liquidos

Ensaios: Residuos Liquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Departamento de Engenharia

Engenharia Ambiental

Disciplina: Tratamento de Resíduos Líquidos I

ÁGUAS RESIDUARIAS

Acadêmica: Fabiane Lima Maciel

Professor: Osmar Mendes

Goiânia, 28 de Fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar as partes integrantes de um sistema de tratamento de águas residuarias e suas devidas funções e também caracterização dessas águas de acordo com os aspectos físicos , químicos e biológicos.

A geração de esgotos e consumo de água também será enfatizada neste trabalho com intuito de levantar os aspectos quantitativos e qualitativos no consumo de água e na geração de esgoto.

INDICE

Os elementos integrantes de um projeto de tratamento de Água Residuárias são :

Gradeamento: Esse elemento consiste em uma grade que serve para a retirada de materiais ou resíduos grosseiros que de alguma forma irá afetar outras partes do sistema , essas grades precisam de manutenção constante para retirada dos materiais, a manutenção é realizada com rastelo.

Figura 1

Fonte: CETEL

Desarenador: Essa unidade é para retenção de substâncias granulares, ou seja, substâncias muito pequenas difíceis de serem visualizadas tais como areia e sólidos minerais e também requer manutenção com uma pá para retirada das substancias e deve ser construída de acordo com as especificações do projeto

Figura 2

Fonte:Ambiente.maiadigital

Medição de vazão: é um dispositivo que tem como finalidade a medição das vazões que passam nas tubulações, onde o operador devera fazer varias medições durante o dia. Para realizar as medidas as calhas e os vertedouros deverão estar limpos para obtenção de melhor resultado e também devem ser registrados os valores em uma ficha de controle.

Fonte: Aquitart e Flexim

Caixa de gordura: Consiste em separar a gordura da água essa técnica ocorre por meio da flotação com ajuda do sistema hidráulico, fazendo com que o material gorduroso siga a mesma direção e daí elas se juntam e são separadas da água , essa gordura é guardada em um recipiente e destinada corretamente .

Fonte: Fibrasil

Peneiramento: Unidade responsável pela remoção de sólidos com diâmetro superior 0,5 á 2,0 mm. Deve sempre retirar o material que ficou retido na peneira , para não evitar o escoamento da água.

Fonte: AEC web

Flotador: a flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção. São dois os tipos básicos de flotação: flotação por ar dissolvido, com microbolhas da ordem de micra e flotação por ar disperso, com bolhas maiores. A eficiência da flotação ou flotador depende da relação ar/sólidos e tamanho da bolha. O flotador funciona por redução de densidade das impurezas fazendo-as flutuar.

As microbolhas na câmara de flotação se prendem às partículas sólidas e óleos formando aglomerados carregados para a superfície formando uma espuma, então retirada. A flotação permite o controle e remoção de gases e odores da água e controle parcial dos agentes de produção de odores (microorganismos). Os flotadores podem ainda substituir clarificadores trabalhando em sobrecarga.

Figura WWW.snatural.com.br

Equalização: A vazão de uma água residuária em uma unidade industrial pode variar amplamente dependendo do tipo e variedades de processos e em função de suas etapas a finalidade da equalização e regularizar a vazão e homonogeizar a concentração.

Fonte:nscaravaggio

Fossas sépticas: São câmeras que servem para reter os despejos por um período de tempo estabelecido de forma a permitir a sedimentação dos sólidos e reter o material graxo contido no esgoto , transformando o bioquimicamente em substancias mais simples e estáveis .

Fonte: EBAH

Sumidouros: São poços absorventes que recebem os efluentes das fossas sépticas, tem vida útil longa devido a capacidade de infiltração do liquido e são praticamente isento de sólidos causadores de infiltração do solo.

Fonte:teraambiental

Lagoa de estabilização: E um sistema de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica ou redução da fotossíntese das algas.

Fonte : Sanep

Lagoa anaeróbia: é onde predomina o processo de fermentação anaeróbia, imediatamente abaixo da superfície não existe oxigênio.

Lagoa facultativa: é onde ocorre o processo de fermentação anaeróbica ,oxidação aeróbia e redução fotossintética. Onde o fundo é uma zona anaeróbica e próximo á superfície existe uma zona aeróbia de atividade biológica onde ocorre a fotossíntese das algas.

Lagoa de maturação: usada como refinamento dos esgotos tratados por qualquer outro processo, inclusive por lagoas.Reduz bactérias , sólidos em suspensão, nutrientes e uma pequena parcela de DBO.

Fonte : meioambiente. monteaprazível

Filtro biológico:É um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com