TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restabelecendo Vinculo Familiar

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Ana Raquel Pereira dos Santos - RA 393659

        

 Avaliação do Projeto de Intervenção

MACAÉ- RJ

2015

Avaliação do Projeto-Serviço Social

Dados do Projeto:

Projeto “Restabelecendo Vinculo Familiar”

Período de execução do Projeto:

03/08/2015 à  24/092015

Cronograma das Atividades

Parceiros Técnicos/Financeiros

       O projeto “Restabelecendo Vínculos Familiar” conta com as seguintes parcerias e contribuições:

Assistente Social – Heridiane Venuto

Psicologa -  Ana Lucia

Secretaria - Elizangela

Estagiária do Serviço Socia l- Ana Raquel Pereira dos Santos

Estagiária do Serviço Social – Monica Mota

Objetivos Proposto

  • Conscientizar as famílias de suas responsabilidades com o idoso
  • Interagir o idoso ao convívio familiar, incentivando a família a buscar o idoso na instituição para passar finais de semana.
  • Promover ao idoso a oportunidade de estar no seio familiar buscando resgatar valores da vida e propondo a inclusão social.

Instituições envolvidas

  • SUAS;
  • Conselho Municipal do Idoso;
  • Programa de Saúde da Família;

Dificuldades encontradas

   Nem sempre todos estão dispostos a participar das reuniões e palestras, por conta do seu estado emocional sendo ele, falta de perspectiva de vida, melancolia e em alguns casos até depressão.

Objetivos Alcançados

   Em um grupo conseguimos proporcionar momentos de descontração com diversão e entretenimento, ajudando, assim a melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Atividades desenvolvidas

   Trata-se de um projeto com idosos residentes na Liga Beneficente São João Batista de Macaé. O projeto envolvera uma equipe composta por vários categorias com atividades de integração entre assistente social, psicólogo, estagiária do serviço social, familiares e idosos onde serão oferecidos reuniões em uma sala ampla,cadeiras, TV,vídeos para palestras e reflexões,cujo produto final é a elaboração de uma campanha destinada aos idosos com intuito de aproxima-los de seus parentes, restabelecendo vínculo familiares e conscientizando as famílias de suas responsabilidades com os idosos.

(entra aqui Tb o gráfico de gantt com o período de execução)

Metodologia

    Para a pesquisa, foi utilizado o método “historia oral”através de entrevistas com idosos e profissionais, pela adequação aos princípios da abordagem qualitativa e acreditando que a construção histórica das experiências relatadas por quem a vivência possibilita uma melhor compreensão.

   Este projeto foi pensado tendo em vista a demanda dos idosos residentes na Liga Beneficente São João Batista de Macaé e o desejo da equipe em desenvolver ações voltadas para a aproximação dos familiares.

   O Projeto “Restabelecendo Vínculo Familiar” terá como suporte teórico o Estatuto do Idoso que é umas das medidas protetivas voltadas para a terceira idade, está tem por objeto a garantia dos direitos dos idosos previstos pela Constituição Federal de 1988.

   Pretende-se envolver com esse projeto de intervenção toda a instituição voluntária e equipe técnica para implementação do mesmo.

Processo de Avaliação

    Já podemos perceber resultados da realização do projeto”Restabelecendo Vinculo Familiar”algumas reações e comportamento diferenciado,a família mais presente no dia –a- dos idosos.

Impacto Social da ação do projeto

 

Publico Alvo : 74     Previsto :60    Atendido:48

Anexar Lista de Participantes

[pic 2]

Ana Raquel Pereira dos Santos – RA 393659

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

MACAÉ – RJ

        2015        

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:Ana Raquel Pereira Dos Santos

Local de Estágio: Liga Beneficiente São João Batista de Macaé.

Curso: Serviço Social                

Telefone: (22) 988463001

E-mail: anar_santos@hotmail.com

 Disciplina: Estagio Supervisionado III

Endereço: Rua Professor Gusmão-21-Apto 504 - Praia Campista -Macaé - RJ

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico: Gláucia Alvim Mota

CRESS Nº: 19098/7ªRegião

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Heridiane Venuto Souza

 CRESSNº: 20830/7ªRegião

Carga horária: 150:00 horas/aula

         

I – Introdução

       Este relatório apresenta as ações que foram realizadas durante o Estágio Supervisionado III, um momento de grande importância para o acadêmico, considerando que ele ajuda a unir a teoria estudada no curso de Serviço Social com prática profissional.

       As ações desenvolvidas constituíram-se instrumental técnica que possibilitou a construção de um conhecimento relevante do fazer profissional no cotidiano. Por  intermédio a ação direcionada, as atividades cotidianas, a vivência de uma forma de organização e gerência da prática laborativa dos profissionais.

       A partir das atividades desenvolvidas de forma colaborativa no Estágio Supervisionado III, é possível correlacionar a teoria em relação à prática considerando que o exercício de uma profissão onde o objeto da ação profissional é o usuário, torna-se necessário a construção de reflexões críticas quanto à ética das ações realizadas.

1.1- Apresentação:

A missão da Liga Beneficente São João Batista de Macaé (Casa do Idoso) é garantir os direitos dos idosos asilados, favorecendo sua integridade e cidadania, através de assistência médica, psicológica, jurídica e social. “Prestar serviços de qualidade ao idoso, mediar ações junto aos órgãos competentes e promover sua dignidade social”, embasada nos valores de lealdade, ética, justiça e disciplina, gestão integrada e participativa, confiança, compromisso com a qualidade. (Projeto de reestruturação Institucional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com