TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dos PCNS

Dissertações: Resumo Dos PCNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Ciências

Os estudos sobre o solo se complementam com a investigação acerca da degradação do solo pela erosão. Conhecendo a relação entre a água e o solo(permeabilidade), os alunos saberão que a água da chuva se infiltra no sôo, podendo ser mais ou menos retida nos diferentes tipos de solo.

Mas, o que acontece quando a chuva cai sobre o solo descoberto de vegetação?

E quando cai sobre o solo coberto por mata ou plantação?Há alguma diferença?

As crianças podem levantar suposição e testá-las com experimentos e observação.

A relação da água com a luz na formação do arco- íris podem ser investigada por meio de atividade experimental em que os alunos constroem e verificam hipóteses e exploram uma característica importante da luz branca, o fato de ser composta por luzes coloridas.

Podem ainda se estudar as relações da luz com os seres vivos em alguns aspectos.

Conteúdos para o segundo ciclo relativo a fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes:

- estabelecimento de relação entre troca de calor e mudança de estado físicos da água para fundamentar explicações acerca do ciclo da água;

- comparação de diferentes misturas na natureza identificando a presença da água para caracterizá-la como solvente;

- comparação de solo de diferentes ambientes relacionando sua características as condições desses ambientes para se aproximar da noção de solo como componente do ambiente integrado aos demais.

- estabelecimentode relações entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão;

- estabelecimento de relação de dependência( cadeia alimentar) entre os seres vivos em diferentes ambientes;

- estabelecimento de dependência entre a luz e os vegetais(fotossíntese), para compreende-lo como iniciadores da cadeia alimentar.

;

-reconhecimento da diversidade de hábitos e comportamentos dos seres vivos relacionados aos períodos noite e do dia e a disponibilidade de água;

- elaboração de perguntas e suposições sobre as relações entreos componentes dos ambientes;

- busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, experimentação entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados.

;

- confrontação das suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;

- utilização das informações por meio do estabelecimento de relações de causa e efeito, dependência, sincroniedade e sequência;

- utilização das informações obtidas para justificar suas idéias;

- comunicação oral e escrita: de suposição, dados e conclusão.

Ser humano e saúde

É muito comum a analogia entre o corpo humano e uma máquina.É comum, mas não imprópria.

Uma disfunção de qualquer aparelho, sistema ou órgão representa um problema do organismo todo. Da mesma forma , alterações no ambiente afetam o organismo.

Não importa por qual sistema do corpo humano se iniciem os estudos, mas sim que o professor assegure a abordagem das relações entre os sistemas, garantindo a construção da noção do corpo como um todo integradoe dinamicamente articulado a vida emocional e ao meio físico e social.

É necessário a clareza de que os estudos sobre o corpo humano, que tem inicio no primeiro ciclo. alarguem-se no segundo ciclo, mas não podem ser realizados com a profundidade que ganham nos ciclos posteriores. É preciso compreender os alcances desses estudos neste ciclo, o que será abordado a seguir.

O sanguerecolhe os resíduos das atividades do corpo de todas as partes do corpo e os transporta para os rins, que filtram o sangue, produzindo a urina.

Como o corpo ganha materiais para seu crescimento e energia para realizar suas atividades.Esta questão é respondida pelos estudos sobre digestão e respiração.

A compreensão mais aprofundada de como o corpo integra as funções do aparelho e responde a estímulos do meio nos remete ao estudo dos sistemas de regulação: sistema nervoso, sistema hormonal e sistema imunológico.

É importante a consideração, para os alunos, de que a eficiência do sistema imunológico esta associado as condições de higiene, alimentação, repouso e bem – esta psíquico e social do individuo.

Um tema extremamente importante a ser considerado é a alimentação.

pesquisar sobre hábitos alimentares em outras culturas, próximas ou distantes no tempo e espaço, de comunidade diferentes e de diferentes idades e diferentes refeições.

Outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com