TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Expressões do conservadorismo na formação profissional

Por:   •  17/12/2017  •  Resenha  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  1.712 Visualizações

Página 1 de 6

EXPRESSÕES DO CONSERVADORISMO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • ANALISE CRITICA

Sobre o avanço ou reatualização do conservadorismo no campo da formação e do trabalho profissional, em que não se pode fugir do branco, traiçoeiro e desleal, que representa o avanço do conservadorismo no Brasil e em todo o mundo, é uma forma de mostrar a indignação e incentivar a construção de formas coletivas e individuais de resistência.

Os conservadores dizem que há um distanciamento muito grande entre a vanguarda profissional que defende o projeto Ético - Politico (entre eles os docentes e as instituições) e uma base de assistentes sociais de vanguardas, desconectadas profissionalmente e politicamente aumentando assim a base de destruição do projeto Ético-politico profissional.

Há um processo acelerado de avanço do conservadorismo em todos os campos: Politico, religioso, cultural, social e moral divisão, ente teoria e pratica, entre vanguarda e base, entre formação e intervenção profissional, que, no limite, fortalecem e instrumentalizam o funcionalismo capitalista.

  • O CONSERVADORISMO

Ele nunca deixou de permear a formação e o trabalho profissional, sempre esteve presente, e também não é uma exclusividade do serviço social. Ele não é novo, o conservadorismo é, e sempre será alimento imprescindível da reprodução do capital, e por isso nunca sai de cena. Ou seja, é um alimento central para conservar a sociedade capitalista e sempre estará a seu dispor.

  • UMA HISTORIA RESISTÊNCIA E LUTA

Um processo dinâmico e vivo em suas dimensões teórica, politica, ética, legal e profissional, contra o conservadorismo que sempre quis subordinar e colocar a profissão a serviço da reprodução do capital.

  • CAMPOS DE AVANÇO DO CONSERVADORISMO

  • No campo econômico

A apologia ao livre mercado, a redução do papel do estado na regulação das relações econômicas, o uso do fundo publico para salvar o capital industrial e bancário em momentos de crise, a mercantilização dos serviços públicos.

  • No campo social

Precarização do trabalho, agudiza (deixa mais intensa) as desigualdades sociais, intensifica a pobreza e promove a perda de históricas conquistas sociais publicas, como trabalho, educação, saúde, aposentadoria, moradia, transporte.

  • No campo ideocultural

O avanço do fundamentalismo religioso e da intolerância acirra a discriminação, e variadas formas de opressão se manifestam de maneira cada vez mais violenta, mais também impulsiona novas formas de manifestação, organização e defesa de direitos de grupos sociais.

  • CONSERVADORISMO NO SERVIÇO SOCIAL: HERANÇA E RESISTÊNCIA.

Como já apontado, o capitalismo nunca esteve ausente na historia da profissão, ela se gestou sobre uma perspectiva conservadora mais com dois traços essenciais, entre outros.

  • O primeiro

Gestou-se como profissão da prática na divisão sociotécnica do trabalho, destinada a prestar bens e serviços para assegurar a integração da classe trabalhadora na economia mercantil e para administrar uma politica de manutenção da ordem do capital.

  • O segundo

Surgiu como profissão subalterna às Ciências Sociais, como profissão técnico-operativo com ênfase no pensamento mais conservador. (NETTO, 2009,P.147-148)

  • INTENSÃO DE RUPTURA

Começa nos anos 1960, ganha densidade a partir do final dos anos 1970 com o Projeto Ètico-Político no congresso da virada em 1979. A reação do conservadorismo e a construção do Projeto Ético-Político profissional só foram possíveis pela conjunção de importantes projetos.

  • O primeiro

Pela incorporação da teoria critica marxista no âmbito da pesquisa e da produção de conhecimento pelo Serviço Social, lhe permitiu romper com o pensamento conservador predominante nas ciências sociais.

  • O Segundo

Pela articulação do Serviço Social com movimentos sociais e partidos políticos anticapitalistas, o que atribui um compromisso ético-politico e profissional com as classes trabalhadoras, encrustado em nosso Código De Ética.

  • O terceiro

Pela superação do até então monopólio conservador que orientava a formação e o trabalho profissional, por meio do confronto critico de idéias, valores, princípios e teorias.

  • E quarto

Pela construção de uma organização teorico-politica-profissional, comprometida com valores e lutas anticapitalistas.

  • O ENFRENTAMENTO DO CONSERVADORISMO

Deu-se em dois ângulos fundamentais

  • Na proposta de formação constante nas diretrizes curriculares da Abepss, fundada na teoria critica marxiana e em suas categorias centrais.
  • E na regulação ético-politica da profissão estabelecida no Código de Ética, na Lei de regulamentação da profissão e nas legislações daí recorrentes.

  • INFLUENCIA DO PROTOCOLO DE BOLONHA E A CONTRARREFORMA DO ENSINO SUPERIOR.

As tendências de mercantilização do ensino superior ganharam fôlego a partir do anos 2000, com recomendações das organizações Bm, OMC,FMI, como um requisito para a constituição da União Europeia o chamado processo de Bolonha foi desencadeado pela Declaração de Sorbonne/ paris/França (25 de Maio de 1998) subscrita por quatro países ( França, Alemanha, Itália e Reino Unido) e consistia em uma declaração de intenção para estabelecer novas diretrizes para o ensino superior na Comunidade Europeia, transformando-a  na economia mais competitiva e dinâmica até 2010, a constituição do fórum vislumbra nitidamente a expansão mundial de suas diretrizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com