TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o Video Luz, Trevas e Metodos Cientificos

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  5.477 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo luz, trevas e métodos científicos

   O universo surgiu há 14 bilhões de anos, segundo uma teoria deu-se início com a grande explosão do big bang e com toda a diversidade de espécies, o homem, a espécie mais recente, procura compreende-lo. A primeira explicação para a natureza, é o sobrenatural, o divino, onde as culturas do planeta nomeavam e davam personalidade aos fenômenos, tendo como exemplo Zeus, ao mesmo tempo surgia outra forma de pensar, onde não se interessavam por explicações, 700 anos antes de cristo, com todos os pensamentos formados, surgiram na Grécia filósofos, que acreditavam que nem tudo vinha de origem divina, e que podia ser explicado pela lógica e pela observação, sendo eles Sócrates, Platão e Aristóteles.

   A Europa passou pela era das trevas, que era guerra por motivos religiosos. Com tudo isso tornava-se difícil conseguir alimentos, além de sofrer com a guerra teriam que enfrentar doenças (peste). Os homens solicitados para a guerra, deixavam as plantações aos cuidados de suas mulheres, aquelas que conseguiam sobreviver enfrentavam o trabalho braçal no campo, e envelheciam mais rapidamente, onde fugiam para florestas para catarem raízes e ervas, onde eram acusadas de causar doenças e praticar magia negra, e passavam a ser chamadas de bruxas.

   Os pecadores eram condenados como causadores de todos os males, onde a partir do séc. XII está perseguição se tornou oficial e foi denominada inquisição, quem fosse considerado bruxo, herege seria torturado para confessar seus pecados. As mulheres eram as maiores vítimas, denominadas agente do demônio, eram maltratadas pela sociedade.

   Com o reinado de Carlos I (1660) entoou-se a liberdade de pensamento. O humanismo e a dignidade do homem, que tinha como ideal a expansão do conhecimento a todo mundo, tinha como filosofo John Locke, Jean-Jacques Rousseau e é o pensamento de ideologia deles que vem até hoje.

   A revolução francesa lutou contra o absolutismo, inspirados nas ideias do iluminismo, onde o povo era facilmente manipulado pelos líderes. Nessa época viveu Lavosier cientista, experimentalista, que foi executado por oferecer resistência ao regime absolutista. Com isso foi permitido o monarca Napoleão no poder, se titulando imperador, ao final das guerras napoleônicas morreram 250 bilhões de pessoas na Europa, onde foi enviado trabalhadores do campo para a cidade dando início a classe operaria, com longas jornadas de trabalho, causando péssimas condições de sobrevivência. Com tudo isso Karl Marx publicou uma manifestação comunista, onde fez uma crítica ao modo de produção capitalista e identificando o proletariado como classe social capaz de reverte a situação, Marx propôs uma revolução socialista atrás da tomada do poder pelos trabalhadores.

   No entanto o final da segunda guerra, o mundo completamente abalado por todos os conflitos, foi criada a ONU, com o objetivo de propor a paz entre as nações, em 1948 foi assinada a declaração universal dos direitos humanos, que propõe direitos básicos a todos das nações.

 

      Resposta:

  1. Um dos momentos a princípio foi que todo o universo tinha sua cultura e sua divindade a acreditar, por mais que não fosse os mesmos deuses, toda a crença sempre viria do divino, porém o surgimento dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, fizeram com que ocorresse mudanças de pensamento e que a humanidade acreditasse que nem tudo vinha do absolutismo.

Um fato curioso também é que pelo fato das mulheres envelhecerem precocemente e ficarem enrugada, serem as maiores vítimas da inquisição, onde são denominadas de agente do demônio e bruxas, e acabam sendo maltratadas e humilhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com