TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha documentário Luz trevas e método científico

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  5.898 Visualizações

Página 1 de 2

   Durante tempos e pensamentos, muitos se questionam o que é ciência, a resposta que o documentário traz para essa questão é que ciência, é tentar entender e explicar os fenômenos da natureza. Por muito tempo isso estava relacionado somente com a crença em divindades e no sobrenatural, durante a história, isso foi mudando e sendo reformulado.

   Ao decorrer dos anos, a humanidade foi se deparando com novas invenções e ferramentas que nos ajudaram a aprender novas técnicas e atividades que desenvolveram nossos conhecimentos. Os artesãos, por exemplo, foram necessários para criação de ferramentas utilizadas para trabalhos e avanço no conhecimento, assim também as descorbetas como a terra é redonda e os conhecimentos de anatomia.

   Os filósofos acreditavam que os fenômenos da natureza poderiam ser explicados pela lógica e pela razão, contrariando a teoria do divino e do sobrenatural, então veio a público essa teoria e o mundo começou a formar contestadores que tentavam explicar toda essa ciência, como Hipócrates, que começou a explicar que as doenças não eram ligadas a origem divina.

   Com Constantino, as coisas mudaram e reverteram novamente, ele se converteu ao cristianismo e a teoria do divino e do sobrenatural, voltou a ser a única explicação. Já na era das trevas, a coisas mudaram de figura, fome, peste, guerra, morte, causaram tribulações, somente a fé poderia trazer a cura. Nessa época estabeleceu a inquisição, responsável pela caça e perseguições aos pecadores que praticavam bruxaria, principalmente mulheres, pois diziam que elas eram belas e viviam disso, mas quando envelheciam perdiam esse poder e eram consideradas bruxas.

   Já Bacon não se contetava somente com a explicação divina, precisava da lógica para tentar entender e o avanço seguiu com Copérnico, Galileu, Descartes e tantos outros. Começou então a nova era de criação de academias, que estudavam os fenômenos contra o divino. O método científico abriu caminho para os novos conhecimentos, academias expandiram e novas invenções foram criadas.

   Houve a criação das rodas, em seguida as juntaram com cavalos, foram utilizados em guerras, depois invenção das dirigências e por último a criação da locomotiva, a partir daí, o homem começou a se locomover mais rapidamente e com isso a evolução das ciências exatas, alcançaram a velocidade e até a lua.

   Conclui-se então que o método científico e a ciência são fatores necessários para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sem eles, não estaríamos onde estamos hoje, as coisas mudam, pensamentos surgem e ideias renovam o nosso viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com