TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz Trevas E O método Cientifico

Casos: Luz Trevas E O método Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

1. Entre os povos primitivos como eram vistos os fenômenos naturais?

Os fenômenos naturais eram vistos entre os povos primitivos como algo sobrenatural vindo dos deuses e que somente uma figura central que era chamada de “Curandeiro” era interprete da vontade dos deles, nessa época não havia explicação nenhuma, era tudo dado como sobrenatural. Ao passar do tempo foram dando personalidade aos fenômenos. Várias religiões pregavam o sacrifício humano como forma de diminuir a ira dos deuses.

2. Quando e onde a humanidade começou a usar a lógica a respeito dos fenômenos naturais?

700 anos a.C., na Grécia um grupo de homens desenvolveram uma maneira diferente de pensar, achavam que nem tudo o que acontecia era sobrenatural. Ao decorrer do tempo esses homens curiosos, que eram chamados de filósofos foram passando essa ideia para a humanidade que começou a usar a lógica.

3. Qual foi a época em que os avanços da lógica deram lugar ao religioso?

Os avanços da lógica deram lugar ao religioso no inicio do século IV, quando o Imperador Constantino ficou doente e o papa o aconselhou a converter-se ao cristianismo, para que o divino o curasse, convertido a fé cristã o imperador ficou curado e a partir desse momento o Imperador transformou o cristianismo em religião oficial do Império Romano.

4. Quais as consequências negativas do poderio da religião cristã na Idade Média?

Foram vistas como consequências negativas as guerras, a peste, a fome e a morte. As guerras começaram a surgir por vários motivos, inclusive religiosos, para defender sua fé homens usavam armas e partiam para batalhas sangrentas. Suas plantações eram abandonadas, pois os trabalhadores eram obrigados a se tornar soldados. Com os saques e a destruição do campo era impossível conseguir alimento. Todos os que sobreviviam à fome enfraquecidos tinham que enfrentar a doenças ”peste”. As precárias condições de higiene favoreciam o aparecimento dessas doenças e com isso a presença da morte era algo sempre constante.

5. Os experimentalistas representam um retorno à lógica, em que época?

Os experimentalistas representam um retorno à lógica, quando surge a noção de demonstração, acreditavam que tudo tinha que ter uma razão uma logica, exemplo, uma pessoa não podia ser torturada, sem ao menos uma prova de que ela estava desobedecendo as ordens impostas, a partir daí surgiu uma grande necessidade da comprovação, uma logica para os fatos.

6. O iluminismo pode ser considerado o início de um pensamento sociológico?

O iluminismo pode ser considerado o início de um pensamento sociológico, pois seu ideal é a extensão dos princípios do conhecimento à todos os campos do mundo humano.

7. A guilhotina, depois da Revolução Francesa representou uma nova inquisição?

Depois da Revolução Francesa a guilhotina representou uma nova inquisição, pois, todos que ofereciam resistência ao regime do terror eram executados. As pessoas eram perseguidas por sua posição política.

8. A revolução industrial representou grandes mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com