TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo: “Transformações societárias e Serviço Social”. (José Paulo Netto).

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

LORENA FERREIRA ROCHA

Resumo do artigo: “Transformações societárias e Serviço Social”. (José Paulo Netto).

SALVADOR

2016

“Transformações societárias e Serviço Social”. (José Paulo Netto).

NETTO, José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n.50,1996.

Itens I, II e II

O autor aborda no texto sobre os impactos que as transformações societárias provocam na vida social e, por conseguinte nas determinadas profissões e na atuação dos profissionais, principalmente dos Assistentes Sociais. Neto elenca alguns acontecimentos que marcaram essas mudanças, sendo eles: Primeira recessão generalizada na economia capitalista, entre 1974-1975; Acumulação flexível, característica do sistema capitalista; Substituição da eletromecânica pela eletrônica.

 O autor afirma que de acordo com a projeção Marxiana, toda essa revolução tecnológica implicou numa grande economia de trabalho vivo, principalmente pessoas com níveis qualificados de trabalho. Com isso a classe trabalhadora é a mais afetada, pois além das exaustivas jornadas de trabalho e salário baixos, nem todos conseguem adentrar no mercado de trabalho, e isso acaba por ampliar cada vez mais as expressões da Questão Social, mais especificamente o desemprego. A cultura também é bastante influenciada pela por essas transformações societárias, pelo fato do capital divulgar a sua lógica, para todo mundo, como a questão do consumismo, divulgado através da mídia consumismo, através da mídia, incentivando a população a adquirir mais e mais os produtos vendidos pelos grandes empresários, estas características fazem parte de uma “cultura global de consumo”.

O Estado juntamente com a sociedade civil também é modificado pela ordem “tardo-burguesa”. E uma das características dessa mudança, foi a transferência de responsabilidade do Estado para a sociedade civil, em que as organizações sociais, instituições filantrópica e o setor privado, ficam responsáveis pela área social realizando serviços voluntários tirando a responsabilidade de intervenção do Estado sobre a mesma.

Neto, também aborda sobre o Serviço Social no Brasil durante os anos 90, nessa época a profissão encontra-se consolidada, com algumas mudanças positivas, com a atualização do currículo mínimo; o aumento de instituições de ensino funcionando no país; a pós- graduação em Serviço Social estava presente em sete universidades; contingente de aproximadamente 60000 Assistentes Sociais; Circulação da revista profissional desde 1979. Mesmo com várias unidades de ensino funcionando, poucos Estados tinham Escolas de Serviço Social.

A atuação dos Assistentes Sociais nos anos 90 também foi impactada pelas transformações societárias ocorridas no país, pois houve um crescimento das expressões da Questão Social, influenciadas pelo modelo neoliberal, em que o trabalho estava cada vez mais precarizado, além disso, o Estado passou a reduzir os gastos sociais, e como já foi citado passou sua responsabilidade para o Terceiro Setor. Por consequência o Serviço Social passou a trabalhar em outras áreas como em ONG’S, Organizações sociais, instituições filantrópicas e no próprio setor privado. Através dessas mudanças que impactaram o Serviço Social, houve a necessidade de novas competências, com isso houve um amadurecimento teórico metodológico e ético político na profissão e em 1993 foi aprovado o novo código de Ética profissional.

Logo após essa discussão, Netto traz no item três algumas alternativas possíveis para o Serviço Social diante das transformações ocorridas, o mesmo faz uma análise para os próximos dez anos da profissão, que vão de 1996 a, 2006. O autor fala sobre a necessidade de se ter uma direção social estratégica, vinculada a um projeto social político como uma das respostas de enfrentamento às questões que vem surgindo no sistema neoliberal, mesmo não tendo uma equalização, pois apesar de se ter regras democráticas que visam uma ordem social, a profissão convive com segmentos e ideologias diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com