TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DO SUS SOBRE O PROGRAMA MELHOR EM CASA DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ

Por:   •  12/5/2018  •  Artigo  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DO SUS SOBRE O PROGRAMA MELHOR EM CASA DO MUNICIPIO DE PARANAVAÍ-PR

Autora: Carla Daniele de Oliveira

Co-Autora: Hellen Patrícia Zaine

INTRODUÇÃO: O município de Paranavaí está situado na região noroeste do estado do Paraná, a implantação do programa Melhor em Casa ocorreu em Julho de 2014, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Pronto Atendimento Municipal. O programa tem equipe composta por médico, enfermeiro, assistente social e técnicos de enfermagem atendendo as normativas do Ministério da Saúde.

OBJETIVOS: Analisar as percepções e satisfação dos usuários do Programa Melhor em Casa atendidos no município de Paranavaí-Pr

 MÉTODO: A pesquisa foi realizada através de questionário aplicado aos pacientes ou seus familiares encaminhados por hospitais e Pronto Atendimento Municipal para internação domiciliar. Participaram desta pesquisa 28 pacientes, que representam 50% das pessoas atendidas no período de 01/08 a 31/01/2016, sendo excluídos do estudo os pacientes encaminhados pela rede de atenção básica do município, dos pacientes pesquisados 12,5% apresentaram duas ou mais internações no período.

RESULTADO: Todos os pacientes encaminhados necessitaram de antibioticoterapia endovenosa e destes 28,6% foram realizados também curativos diários. Nota-se em 96,4% das internações que a equipe realizou a avaliação no mesmo dia em que recebeu a solicitação. As dúvidas sobre o atendimento a ser prestado pela equipe do Programa e o estado de saúde do paciente foram esclarecidas em 89,3% dos casos. Em casos que houve a necessidade de exames complementares (17%) durante a internação domiciliar, 100% destes pacientes relataram plenamente satisfeitos com o serviço. Nos pacientes que apresentaram intercorrências durante o período de atendimento (10,7%) destes 7,1% receberam atendimento médico e de enfermagem prontamente pela equipe e apenas 3,6% foram atendimentos apenas pelo SAMU durante a ocorrência, sendo todos acompanhados pela equipe do programa. O atendimento prestado pela equipe atendeu as expectativas dos pacientes/familiares em 92,8% das internações e 96,4% recomenda o serviço de internação domiciliar. CONCLUSÃO: O Programa Melhor em Casa vem proporcionando um cuidado humanizado, reconhecendo o paciente e suas relações sociais que influenciam na promoção da saúde, estabelecendo vinculo entre paciente, família e equipe onde ambos constroem juntos o plano de intervenção que corroboram com os resultados obtidos nesta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de Monitoramento e avaliação: Programa Melhor em Casa. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção domiciliar. v. 1. Brasília, Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção domiciliar. v. 2. Brasília, Ministério da Saúde, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com