TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SER ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Muito prazer estou me formando assistente social...

A diretriz de profissão é caracterizada pelo o projeto ético político-profissional, com base no código de ética, na lei que regulamenta a profissão, no exercício da profissão e nos direitos do usuário, este projeto se materializa no exercício político, materializa como enfrentamento da questão social. O nosso projeto ético político vai de encontro ao modelo econômico e ao modelo político neoliberal. Portanto a consolidação deste projeto requer remar na contracorrente alinhando forças que impulsionem mudanças no curso da sociedade. No entanto se faz necessário que os profissionais se aproximem da realidade através da pesquisa para que se apropriem desta e a partir daí possam garantir a efetivação de valores e princípios defendidos pelo código. O desafio é captar os núcleos de contestação e resistência, as formas de imaginação e invenção do cotidiano de defesa da vida e da dignidade do trabalhador. A dimensão política do projeto esta baseada em favor da equidade e justiça social, na universalização do acesso aos bens e serviços e na ampliação e consolidação da cidadania, que é tido como condições à garantia dos direitos civis políticos e sociais das classes trabalhadoras, o projeto visa também à democratização no sentido de socialização da participação política e a socialização de riqueza produzida, complicando no comprometimento com a competência, sendo baseado no aprimoramento intelectual do profissional, além da formação acadêmica amparadas nas concepções teórico-metodológicos críticos e sólidas e constante postura investigativa. È importante também que os profissionais conheçam a rede de serviços a qual estão inseridos a fim de promover encaminhamentos corretos no esforço em atender a demanda da população usuária de forma comprometida e responsável e o apoio a movimentos da sociedade civil organizada a fim de militar em favor da justiça e da democratização e ampliação dos direitos de forma universalizante, sobretudo no tripé previdencia-saude e assistência social é um desafio que o profissionais.

A finalidade do projeto ético - político é dar sustentabilidade, critica e transformadora na práxis tanto com os profissionais como com a potencialização dos agentes sociais para a construção de um novo projeto societário, dentro de um contexto de limitação de uma sociedade burguesa onde é permeada pela moral do individualismo e o não respeito ao próximo, onde o que vale e a lógica mercantilista. No entanto a ética proporciona as possibilidades na práxis de fortalecimento dos projetos societários que vão de encontro a isso assim como uma postura ético-política nas ações individuais dos profissionais, pois essa ira refletir na ação profissional de toda uma categoria.

Necessitando de um posicionamento cotidiano da categoria profissional para o combate (ético, teórico, político e pratico) preservando os valores que o formam em sua estrutura. Contando com limites profissionais na realização dos direitos sociais de forma democrática, responsável e competente, cujos limites são dados pela conjuntura da sociedade, sendo fundamental a ampliação da competência teórica voltada à reflexão ética capaz de desmistificar a alienação moral, que o conteúdo da ética é construído na pratica do cotidiano tendo como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com