TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E OS REFLEXOS NA VIDA DO ADOLESCENTE EM SITUAÇAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

CAROLINE ELIANE

LARISSA ANTUNES

  LARISSA ESCOBAR

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018


CAROLINE ELIANE

LARISSA ANTUNES

LARISSA ESCOBAR

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E OS REFLEXOS NA VIDA DO ADOLESCENTE EM SITUAÇAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Artigo apresentado à Universidade Paulista Unip de São José dos Campos/SP, como requisito parcial na obtenção do título de Graduação em Serviço Social.

Orientadora: Prof. Ivana Rito

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.1. Objetivo Geral        6

2.2. Objetivos Específicos:        6

2.        JUSTIFICATIVA        6

3.        REVISÃO TEÓRICA        8

4.        METODOLOGIA        8

5.        BIBLIOGRAFIA        9


  1. INTRODUÇÃO

A violência no Brasil é um fenômeno comportamental de agressividade complexo que envolve as bases históricas do país e que atinge todas as camadas da sociedade. Em 2016, em sua última atualização pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil superou a casa dos 60 mil homicídios, colocando em um patamar 30 vezes maior que o da Europa.  O número de mortes violentas é também um retrato das desigualdades sociais, mas principalmente da notável desigualdade racial, onde 71,5% das pessoas assassinadas são negros ou pardas.

O grupo que mais destaca-se em questão de homicídios são os jovens, mais especificamente, em torno de 15 a 29 anos. Na década entre 2006 e 2016, o Brasil assistiu a um aumento de 23,3% nos assassinatos de seus jovens. Homicídio é a causa de 49,1% das mortes de jovens entre 15 e 19 anos, e 46% das mortes entre 20 a 24 anos.

Em torno de todo esse conflito, no cotidiano dos Brasileiros, nasce os projetos sociais, onde o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) encontra-se presente. Trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). Foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013. Esse serviço entra como forma complementar na vida das famílias, tendo um caráter preventivo principalmente em questão de crianças e adolescentes.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF) proporciona atividades no desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos usuários, sendo assim, crianças e adolescentes em vulnerabilidade, realizam atividades como: artesanatos, dança, esportes, música, rodas de conversa entre outros ofícios voltados a evolução dos participantes, tendo como foco, a integração do usuário em um cotidiano onde possa se distanciar de drogas, roubos, mortes, e qualquer tipo de insegurança.

O esporte e a arte são importantes meios de promover a socialização, pois consegue atingir valores tais como: amizade, coletivismo, solidariedade, fatores que se destacam para vencer os efeitos da pobreza. Existe muitos exemplos de mudanças radicalmente na vida de jovens de periferias por conta do seu contato com atividades desenvolvidas, seja por ongs, projetos sociais, pessoas autônomas ou o SCFV.  

No Art. 217 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que orienta a prática desportiva como fundamento para o desenvolvimento social de crianças e adolescente e, por isso, deve ser priorizada na educação escolar. Percebe-se também, a Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), Lei Bolsa-Atleta (Lei nº 10.891/04) e a Lei Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) que disciplinam sobre os incentivos e benefícios auferidos aqueles que de alguma forma custeiam o desporto brasileiro. Ou seja, existem muitos encorajamentos para o esporte, indo muito além de disputas, e sim uma mudança de vida.

O esporte e a arte são um meio muito importante para mudar as vidas de muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças. Ele também vem a agregar na parte social da população, principalmente na infância. Crianças que tem uma participação regularmente no esporte e na arte venham a ter uma relação muito boa com a sociedade, não só na questão de convivência, mas sim com a educação, o aprendizado que se leva para toda a sua vida.

Por fim o presente trabalho tem o intuito de analisar todo o processo de crianças e adolescentes nos projetos apresentados em seu cotidiano. Seu desenvolvimento é satisfatório? Suas relações pessoais e interpessoais estão sendo agregativas? Se realmente o esporte e a arte fazem a diferença em sua vida? Quais os reflexos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco? Irá se averiguar ao longo do método, que conforme Psicólogos, professores de Educação Física e até mesmo profissionais de Serviço Social afirmam a qualidade de um meio de intervenção na vida de crianças e adolescentes.

OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Verificar quais os reflexos do serviço de convivência e fortalecimento de vinculo na vida do adolescente.

2.2. Objetivos Específicos:

  • Aplicar questionário semiestruturado
  • Realizar pesquisa bibliográfica sobre o Serviço de convivência e fortalecimento de vinculo
  • Descobrir como os adolescentes se relacionam com esse tipo de serviço

  1. JUSTIFICATIVA

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com