TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO

Por:   •  22/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Apesar de ser uma área inovadora a presença dos assistentes sociais nas escolas já passa a ser uma realidade em evolução, em meio a processos históricos e sócio-institucionais, como também as relações sociais, familiares e comunitárias que influenciam na educação cidadã.

Para a educação todas as conquistas colocam-se de forma organizada como uma política pública constituída a partir de práticas sociais, que se ampliam enquanto promovem disseminação em meio aos valores da sociedade capitalista. As lutas sociais, principalmente diante da classe trabalhadora, buscando o reconhecimento dos direitos sociais diante das condições que levaram a um processo de produção consciente e autônomo.

As classes sociais disputam um território fundamental, expressando diferentes contornos e processos que a política educacional assumiu ao longo da história. Com isso a compreensão da política educacional coloca-se além do entendimento de seu histórico em meio a legislações e modificações institucionais, sempre considerando a dinâmica instituída entre crises sociais e a reprodução da força de trabalho.

Assim,diagnosticar a realidade tanto social quanto educacional em meio às diretrizes das políticas públicas, principalmente em meio aos países em desenvolvimento é um grande desafio para os profissionais envolvidos em tal processo.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Este trabalho se delimita em que a educação que até então buscava um desenvolvimento unicamente intelectual, une-se a assistência ao adotar o assistente social como profissional integrante de suas políticas para garantir o acompanhamento e desenvolvimento completo de seus educandos, considerando inúmeros fatores inclusos socialmente e que afetam de forma direta ou não a vida humana, buscando trabalhar não somente com o aluno, mais com a família e com a comunidade.

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

3.1 OBJETIVO GERAL:

Conhecer os caminhos que traçam a atuação e intervenção do assistente social no âmbito educacional..

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Caracterizar o processo histórico de surgimento e desenvolvimento do Serviço Social;

 Apontar os diversos campos de atuação nos quais o assistente social esta inserido, diferenciar a educação como sendo um desafiador campo de atuação profissional para o assistente social;

 Analisar a inserção do assistente social em meio a sua atuação e intervenções na educação brasileira.

4 JUSTIFICATIVA

Este estudo que se justifica diante da necessidade de conhecermos o momento no qual houve a junção entre duas áreas imprescindíveis e de suma importância para o desenvolvimento individual dos sujeitos, como também familiar e comunitário, no que se refere a sua socialização no meio social. Neste momento nos referimos à assistência e a educação, que são campos em constante evolução, sempre buscando melhoria na qualidade dos serviços em prol do desenvolvimento humano.

5 METODOLOGIA

Para que a mesma fosse desenvolvida foi traçado um caminho a ser seguido, adotando uma metodologia que facilitasse a concretização dessa jornada. Determinou-se inicialmente que a pesquisa seria de caráter bibliográfica e documental que fundamenta-se “no levantamento de documentos...retrospectivos ou contemporâneos” (Andrade, 2004, p. 29), momento no qual foram realizadas pesquisas em livros, sites, monografias, teses, artigos e publicações.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O desenvolvimento humano se consolida em todas as esferas da sociedade, sendo influenciado por inúmeros fatores sociais, políticos e econômicos, enfatizando que a base do individuo é a família, primeiro espaço de influência, aprendizado, socialização, etc.

Depois da família, a escola coloca-se como sendo o segundo espaço de desenvolvimento e socialização, onde passamos boa parte da nossa vida. Ferreira (2001, p. 281), define a escola como um “estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo. Alunos, professores e pessoas duma escola. Sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos rumos do saber”.

A promoção da descentralização e do incentivo no que se referem à organização institucional das escolas consideradas autônomas responsáveis por seus resultados, sem esquecermos a convocação dos pais e da comunidade para conferencia do exercício das responsabilidades sobre os assuntos escolares, incentivando assim a participação nos processos educativos e decisões que afetam; mobilização e alocação de recursos adicionais para a educação básica; definição de políticas e de prioridades baseadas em análises econômicas; e, ainda, ênfase no tratamento da educação numa perspectiva eminentemente setorial (TORRES, 1996).

As reivindicações realizadas pelos movimentos sociais inseridos no campo educacional, colocando-se em torno da democratização do acesso e das garantias a qualidade da educação púbica. Com isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com