TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL NA ÀREA DA EDUCAÇÂO

Por:   •  19/1/2021  •  Monografia  •  9.087 Palavras (37 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 37

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

O SERVIÇO SOCIAL NA ÀREA DA EDUCAÇÂO

ARROIO DO TIGRE

2020

APRESENTAÇÃO

        Atualmente um dos temas em foco na sociedade brasileira é o relacionado as Políticas Sociais e sua relação com a instituição escolar, visto que é necessário compreender quais são as contribuições do Serviço Social dentro do ambiente escolar”. Essa é uma questão em debate permanente, sendo também uma discussão que vem sendo tratada ao longo de muitos anos e que envolve vários segmentos de nossa sociedade, desde os sociais, jurídico e político, visto que o último não é produtivo a sociedade, principalmente no que se refere às políticas públicas.

Nesse sentido o presente estudo é fundamentado em autores renomados sobre esse tema, trazendo diversas opiniões sobre as responsabilidades de cada profissional na constituição dessa parceria.

1 TEMA

O tema desse estudo é “As contribuições do Serviço Social dentro do ambiente escolar”.

2 TÍTULO

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.

3 PROBLEMATIZAÇÃO E PROBLEMA

Entende-se que a inclusão social nas instituições de ensino dar-se-á em uma perspectiva dos sujeitos sociais, desenvolve uma sintonia respeitando a realidade cultural da comunidade em que se está inserida.

Salienta-se que ambos, tanto a escola como o serviço da profissional assistente social, estão diretamente ligados possibilitando que muitos adolescentes possam ter uma vida mais humana, uma história diferente.

O profissional de serviço social contribui auxilia os demais profissionais ou até mesmo famílias, sem intervir diretamente na vida dos mesmos, mas tentando da melhor maneira ajudar a resgatar uma vida digna para essas pessoas ou sejam crianças, famílias, problemas escolares dentre outros.

Sabe-se que para promover o direito a integridade humana, socialmente o profissional da área enfatiza os problemas de âmbito social para as autoridades competentes, que devem tomar atitude aos fatos que lhe  relatado pelo profissional da assistência, pode-se citar inúmeros casos que na maioria das vezes é tratado como somente mais um...fome, miséria, violência doméstica, maus tratos, famílias desestruturadas, falta de emprego, violência sexual na própria família, alcoolismo, drogas, pais negligentes, exclusão social .

Sabemos que isso acarreta impactos sociais, econômicos e políticos. Perante esses impactos, qual a importância do impacto do Assistente Social inserido no âmbito escolar?

4 QUESTÕES NORTEADORAS

Como o Serviço Social pode contribuir para uma melhor qualidade de ensino no âmbito escolar?

        Os Projetos Políticos das Escolas possuem abertura para esse tipo de trabalho conjunto entre Serviço Social e escola?

        Como a escola está trabalhando as questões relacionadas ao desenvolvimento da cidadania, pensamento crítico e formação de valores dos seus alunos?

5 JUSTIFICATIVA

A escola vem assumindo diferentes funções com o passar dos anos. Tendo como objetivo, o aprendizado de conteúdos organizados em seu currículo, a busca por uma formação cidadã e autônoma. Valores podemos entender como sendo a forma de nós comportar e interagir com outros indivíduos na sociedade. Também podemos entender o significado de valores e a sua importância na formação do sujeito.

Nesse cenário, o presente estudo se mostra de extrema importância, uma vez que analisa a necessidade de um trabalho juntamente com a Assistência Social dentro das escolas que enfatizem o  empoderamento dos seus alunos, juntamente com suas famílias, para que eles mesmos possa tratar os seus conflitos que lhe são inerentes, na práticas  de métodos onde o   desenvolvimento de metodologias e articulação e gestão de políticas públicas podem dar  oportunidade de esclarecer e contribuir com as informações necessárias e firmar parceria com objetivos sob a importância atribuída à disseminação por serem atores engajados com a esperança de mudança na esfera local.

Tanto a escola, como o Serviço Social tem em suas atribuições o trabalho com a educação, podendo criar estratégias e oportunidades para que as crianças e adolescentes possam se desenvolver como cidadãos conscientes e atuantes, capazes de modificar ou contribuir para o melhoramento da realidade social em que estão inseridos.

Assim, justifica-se a realização desse estudo por acreditar na importância do Serviço Social e nas contribuições que o mesmo possa trazer para o âmbito escolar, através de ações que contribuam para uma a formação da cidadania, buscando refletir sobre nossas relações vivenciadas no dia-a-dia em nossas escolas e fora dela, construindo regras de convivência pensando no bem querer do outro, tendo assim um convívio harmonioso e ético.

6 OBJETIVOS

6.1 Objetivo Geral

Compreender como a atuação do Serviço Social pode contribuir num trabalho com ações conjuntas dentro do ambiente escolar.

6.2 Objetivos específicos

  • Conhecer as atribuições do Serviço Social;
  • Identificar estratégias de trabalho da escola que possam ser qualificadas através da contribuição do Serviço Social;
  • Reconhecer dentro do PPP da escola objetivos que busquem uma maior aproximação da família para que o Serviço Social possa atuar junto com a equipe pedagógica;
  • Identificar ações para que a escola e o Serviço Social possam contribuir na formação de valores, criticidade e cidadania dos alunos.

7 METODOLOGIA

        O delineamento da pesquisa, segundo Gil (2002, p. 70), “refere-se ao planejamento da mesma em sua dimensão mais ampla”, ou seja, neste momento o investigador estabelece os meios técnicos da investigação prevendo-se os instrumentos e procedimentos necessários utilizados para a coleta de dados. A presente pesquisa será bibliográfica e qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.6 Kb)   pdf (291.6 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com