TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERviço social

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

A FAMÍLIA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

        A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, promulgada em 1993, veio consolidar a assistência social como direito, ao definir as seguintes diretrizes: descentralização político-administrativa, municipalização, comando único, controle social e participação popular, conforme consta no artigo 5º. “A descentralização busca aproximação com a realidade municipal, compreendendo as diferenças e especificidades a ser alvo da política de assistência social, respeitando a especificidade de sua execução em nível local”.

        O artigo 11º da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS dispõe conforme a Política Nacional de Assistência Social, p. 37  as ações das três esferas de governo na área da assistência social realizam-se de forma articulada, cabendo a esfera Federal a coordenação e as normas gerais e a coordenação e execução dos programas, em suas respectivas esferas, aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Nesta proposta, é no município que se concentra a responsabilidade de grande parte das ações na implantação da política da assistência social, porém com participação e controle social, garantindo a participação do Estado (em suas três esferas) e da sociedade civil.

        O SUAS traz em seu fundamento a centralidade, que tem a concepção de que todas as necessidades e públicos da assistência social estão inseridos na família de alguma forma, quer seja no momento de utilização dos programas, projetos e serviços da Assistência, ou no início do ciclo que gera a necessidade do indivíduo vir a ser alvo da atenção da política. (BRASIL 2010, p. 17) “A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social”.

        Conforme a Norma Operacional Básica (NOB 2010, p. 16):                            “A Assistência Social dá primazia à atenção às famílias e seus membros, a partir do seu território de vivência, com prioridade àqueles com registros de fragilidades, vulnerabilidades e presença de vitimizações entre seus membros”.

        É fundamental que as políticas que integram a Seguridade Social tenham o objetivo de responder a todas as situações de vulnerabilidade, as quais são consequência da desigualdade social. A política econômica precisa se comprometer com a geração de emprego e renda e distribuição da riqueza, assim todas as situações são possíveis de ser enfrentadas.

        As políticas sociais devem ter como princípio proteger a família em suas diversas fases, desenvolvendo uma gestão que tenha o caráter de reconhecer os sujeitos como cidadãos de direitos, consolidando uma ética pautada numa cultura de direitos ao acesso e à cobertura de qualidade e também com ações que incidam nos níveis de distribuições das riquezas socialmente produzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com