TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELISVANIA MARIA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

[pic 3]

Cidade Ocidental

2018

ELISVANIA MARIA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina  de Estágio Supervisionado II.

Prof. Valquiria Aparecida Dias Caprioli

Cidade Ocidental

2018


ANEXO I

Plano de Estágio II

1 – Identificação

a) Nome do (a) estagiário (a): Elisvânia Maria da Silva – Ead - 0888542805 5º semestre.

b) Nome da instituição: Centro de Atenção Psicossocial II (CAPSII)  – . End. Rua 33, QD: 33 Casa 03 CEP: 72880-000 Cidade Ocidental – GO – Unidade Vínculada a Secretaria Municipal de Saúde

c) Projeto: Centro de Atenção Psicossocial II   (CAPSII).

d) Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Evaldina  Maria Dias Altino nº do CRESS: 4520

Nome do(a)  Supervisor(a)  de Campo: Kizzi Fernandes Arruda da Silva  nº do CRESS:4439 19ª Região

e) Período previsto para a realização do estágio: 12/09/2018 á 18/10/2018

f) Dias e horários de estágio:

Segunda-feira: 08h às 14h

Terça-feira:  8h às 14h

Quarta-feira: 08h às 14h

Quinta-feira: 08h às 14h

Sexta-feira: 08h às 14h

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo e para a orientação acadêmica:

Segunda-feira: 8h às 14h

Terça: 8h às 14h

 


2 – Justificativa 

                O CAPS II é uma instituição destinada a acolher os pacientes com trantornos mentais severos e persistentes, incluindo os trantornos relacionados ás substâncias psicoativas(álcool e outras drogas) e  também crianças e adolescentes com transtornos mentais através de atendimento e acolhimento,    reinserção social  e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, exercício dos  direitos civis buscar integrá-los em um ambiente social e cultural concreto designado ao seu território. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

O objetivo da intervenção do assistente social é promover a universalização dos direitos sociais dos usuários , através da identificação dos recursos . Intervir na realidade social dos usuários afim de identificar as expressões da questão social  relacionadas ao processo de uso de substâncias psicoativas, para assim buscar formas de mudança da situação social vivida por essas pessoas, apartir da integração em atividades sociais e laborais.

O papel do assistente social no CAPS  é muito iportante na questão da reiserção social, juntamete com a equipe multidisciplinar na atuação e a execução de atividades com os usuários, ofertando-lhes o acolhimento , reuniões familiares,  oficinas terapêuticas, visita domiciliar,  acompanhamento de uso de medicações e o  PTS(projeto terapêutico singular), que é realizado pela assistente social da instituição. É a partir  da observação desses planos e projetos que o aluno irá alcançar o conhecimento e habilidades essenciais ao exercício profissional na área em que atuarão.

        

  1. – Objetivos

3.1 – Objetivo Geral: Capacitar a aluno através da elaboração do projeto de intervenção, conhecer a intervenção do profissional de Serviço Social no referido campo de estágio para a compreensão das dimensões institucionais, no exercício profissional do serviço social, técnico metodológico, técnico operativo e técnico político.

  • Planejar atividades e caracterizar demandas no campo de estágio.
  • Capacitar o (a) aluno (a) a reflexão por meio de um pensar crítico no  atendimento ao usuário na sua realidade para elaboração do projeto.
  • Relatar e assegurar  ao (a)  aluno (a) o exercício da experiência profissional, consolidando os conhecimentos adquiridos no cotidiano do estágio.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

- Possibilitar ao (a) aluno (a) a identificação do espaço de intervenção profissional quanto ao projeto;

- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;

- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.

-Relacionar as expressões da questão social no município em que o (a) aluno (a) está inserido

4 – Supervisão de campo:

A supervisão de campo visa o desempenho e a qualificação do (a) estagiário (a), através da  elaboração do projeto de intervenção da vida profissional no cotidiano vivido. Será realizada durante 5 vezes por semana , das 08h às 12h de segunda a sexta- feira , totalizando uma carga horária de 30 horas semanais, a qual será realizada individualmente e ocorrerá conforme surgimento de dúvidas ou interesse do (a) aluno (a) ou sempre que a supervisora achar necessário. As atividades desenvolvidas no campo de estágio: Mostrar ao (a) aluno (a)  a elaboração dos documentos pertinentes do Assistente Social (relatórios, instrumentais, encaminhamentos e pareceres sociais), visitas domiciliares, conhecimento dos programas e projetos da instituição, estudo e elaboração do projeto de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com