TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS; TESTE DE CHAMA

Artigos Científicos: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS; TESTE DE CHAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PITÁGORAS

QUÍMICA GERAL

ENGENHARIA QUÍMICA

PROFESSOR: BENEDITO

AULA EM LABORATÓRIO: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS; TESTE DE CHAMA

ANTÔNIO ...

JÚLIA MELO

KARLA ...

MARIANA ...

RODRIGO LIMA

São Luís - MA

09/04/2014

(PROPOSTA DE CAPA)

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

1 INTRODUÇÃO

Temos o conceito de matéria sendo tudo aquilo que nos cerca, e ela é classificada como uma substância ou uma mistura. A substância é tudo aquilo que é puro, ou seja, que em um dado recipiente e o elemento contido nele tem as mesmas propriedades em toda a sua extensão, isto é, há apenas um tipo de átomo ou molécula em todas as propriedades. E esta ainda se divide em dois tipos: simples e composta.

Substância simples, ou elementar é a que tem apenas um tipo de átomo em todas as suas propriedades e a composta é formada por mais de um elemento químico.

A mistura é um aglomerado de duas ou mais substâncias, sem que haja reação química entre elas, e de modo que mantenham suas propriedades. Classifica-se uma mistura como homogênea e heterogênea. Quando se tem, por exemplo: uma mistura de água e açúcar, não é possível distinguir visualmente um componente do outro: açúcar desapareceu na água. Diz-se que essa é uma mistura homogênea. Já na mistura de água e talco, é perfeitamente possível distinguir visualmente as duas substâncias. Diz-se então, que essa é uma mistura heterogênea.

A definição de misturas homogêneas e heterogêneas está ligada ao modo como se percebe a mistura. Assim, uma mistura que a olho nu nos parece homogênea, quando vista ao microscópio pode revelar-se heterogênea. Diz-se então que ela é homogênea do ponto de vista macroscópico e heterogênea do ponto de vista microscópico.

Diferencia-se uma mistura de uma substância pelo ponto de ebulição, ponto de fusão, densidade e solubilidade. As substâncias mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, ao contrário das misturas. Por exemplo:

-Água pura: Ponto de ebulição=100ºC; Ponto de fusão= 0ºC; Densidade= 1g/cm³

-Água e sal de cozinha (NaCl): Não apresentam constantes

2 OBJETIVO

-Diferenciar uma substância de uma mistura

-Demonstrar uma mistura heterogênea

-Conceituar uma substância (simples e composta), e uma mistura

-Verificação do número de fases

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

-Mercúrio metálico

-Diclorometano

-Água

-Óleo

-Vaselina

-Etanol

-Proveta

-Béquer

-Pisseta

3.2 MÉTODOS

Utilizou-se uma proveta de 10 ml como recipiente, nela fora adicionado compostos químicos na seguinte ordem: 1 ml de mercúrio metálico; 1 ml de diclorometano; com uma pisseta acrescentou-se na mistura 1 ml de água, após 0,4 ml de óleo, 1 ml de vaselina, e por fim, 1 ml de etanol.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 RESULTADOS

Observou-se uma mistura heterogênea de seis fases, todos os componentes em estado líquido, e imiscíveis.

4.2 DISCUSSÂO

Nesse experimento simples, de mistura de substâncias, foi possível observar uma mistura heterogênea de seis fases, pois as substâncias contidas na proveta não se misturavam.

5 CONCLUSÃO

Assim sendo, diferencia-se uma mistura homogênea de uma heterogênea pelo número de fases. As substancias não se misturavam devido as suas respectivas polaridades, as quais são relacionadas pela composição química e pela estrutura do elemento. Logo não houve mistura entre os seis elementos, pois quando se colocou uma substancia polar, em seguida uma apolar foi adicionada, o que não permitiu a mistura das mesmas. Ocasionando a heterogenia e permitindo ao olhar humano cada elemento no recipiente de forma isolada.

6 REFERÊNCIA

-Só Biologia

TESTE DE CHAMA

1 INTRODUÇÃO

De acordo com afirmações de Bohr, podemos excitar elétrons dando a eles uma energia externa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com