TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA SALA DE ESPERA NO CAPS AD SR II: TEMA FAMÍLIA

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  4.216 Palavras (17 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 17

GESTÃO DA SALA DE ESPERA NO CAPS AD SR II: TEMA FAMÍLIA

Tayse de Oliveira Mota Menezes[1]

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco[2]

RESUMO

Este artigo apresenta como tema o planejamento da sala de espera do CAPSad SR II (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – Secretaria Regional II), com foco no tema família. O objetivo central deste trabalho é o de proporcionar e elaborar a gestão de uma sala de espera com o tema família em um CAPSad. O estudo a seguir trata-se de uma inserção em campo, realizada de abril a novembro de 2016, no Bairro Centro da Cidade de Fortaleza – CE.  Os instrumentos utilizados para construção desse artigo foram o diário de campo descritivo e reflexivo realizado por meio da observação participante, com embasamento bibliográfico. A partir do mapeamento e intervenções realizadas na sala de espera, notou-se a dificuldade de criar um grupo com o tema família. A sala de espera ofertada trouxe momentos de apoio ao sofrimento do sujeito e esclarecimento de dúvidas sobre determinados assuntos trazidos por eles.

Palavras – Chave: Gestão. CAPSad. Sala de Espera.Grupo Família.

ABSTRACT

This article presents as main theme the planning of CAPSad SR II (psychosocial care center of alcohol and other drugs), with focus on the family theme, which is defined as an important aspect for the better quality of the service provided by the professionals, considering how causative agent of various benefits to the lives of users and dates. The main objective of this work is to understand and develop the management of a waiting room with the family theme in a CAPSad. The study then this is an insert in the field, held in April to November 2016, in Fortaleza-CE.  The tools used to construct this article was the diary of descriptive and reflective field conducted through participant observation. From the mapping and interventions carried out in the waiting room, noted the difficulty of creating a group with the theme family. The waiting room offered brought moments of suffering subject support and clarification of doubts about certain matters brought for them.

Key – Word: Management. CAPSad. Waiting Room. Family Group.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo busca apresentar como se deu o processo de planejamento da sala de espera com o tema família em um CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas), no município de Fortaleza.

 O CAPSad é um serviço de atendimento a comunidade, ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que tem seu foco em realizar tratamento para pessoas com problemas em relação à substâncias psicoativas (VARGAS; OLIVEIRA; DUARTE, 2011).  O CAPSad em questão é um CAPS Tipo III, no qual é um serviço de grande complexidade, que deve apresentar serviços ambulatoriais e também internações de pouco tempo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004).

De acordo com Mielke et. al. (2010), o cuidado realizado pelos profissionais da saúde mental na atenção psicossocial tem seu foco na dimensão familiar em toda sua abrangência e dificuldades, considerando-a como participante crucial no tratamento, restabelecimento e no procedimento do resultado psicossocial. Então, a família é relevante e deve ser atendida quando for solicitado nos serviços substitutivos de saúde mental tendo suas questões acolhidas da melhor forma, tentando assim minimizar as angústias, medos e sofrimentos causados.

Observa-se que os centros de atenção psicossociais ainda têm seu trabalho focado para o usuário. Todavia, não se percebe um olhar para o sofrimento do familiar que o acompanha, tornando o serviço e tratamento fragilizado, pois sabe-se que o acompanhante é indispensável para esse processo e necessita de apoio terapêutico, para conseguir lidar com as situações existentes, ajudando o usuário.

A participação ativa da família no cuidado ao usuário requer nova organização familiar e também a aquisição de habilidades, que num primeiro momento, podem levar à desestruturação da família. Nessa etapa é importante que os serviços substitutivos tenham disposição para acolher e ouvir as necessidades da família, fornecendo o suporte necessário para que ela consiga alcançar a reestruturação (MIELKE, et al. 2010,p. 762).

A família é vista como colaborador no tratamento de dependentes químicos, observa-se os prováveis obstáculos existentes, além de algumas doenças que são ocasionadas há interferências nos problemas gerados no âmbito familiar do usuário de drogas. Deve-se compreender os limites, dificuldades e sentimentos do familiar que se tornou um codependente, para se trabalhar voltado a essas necessidades e obter resultados positivos no tratamento. O familiar codependente ao tentar ajudar o usuário deve ser convidado a fazer parte de todo processo, pois é de fato importante para que o dependente químico possa restabelecer e reintegrar seus laços sociais (MORAES; SOUZA; BRAGA; ORIÁ, 2009).

Dessa forma, é relevante pensar sobre a questão da codependência dos familiares, pois quando a família não sabe como enfrentar e ajudar o usuário pode adoecer a si mesmo, por tentar suprir todas as dificuldades presentes dessa pessoa no seu contexto social, parando de realizar suas próprias atividades diárias, vivendo somente para esse outro e deixando confuso o seu papel de cuidador. Hollanda (2013) descreve a codependência como sendo uma doença que abrange tanto as emoções como os comportamentos da pessoa, podendo encadear em algumas doenças mais sérias, tornando o problema cada vez mais avançado.

Assim, o trabalho com esse público nos CAPSad é de grande necessidade, havendo um resultado mais significativo na adesão ao tratamento dos usuários, tornando um trabalho mais integral e que tem seu foco não apenas voltado para o uso problemático de drogas, mas sim para todo o sofrimento existente e gerado.

O objetivo geral desse trabalho é o de proporcionar e elaborar a gestão de uma sala de espera, com o tema família, em um CAPSad, tendo como objetivos específicos observar as problemáticas e potencialidades do processo, discutir a real necessidade da criação da sala de espera e apresentar questões éticas da atuação do psicólogo no serviço.

O tema família surgiu a partir da inserção em campo, ao ser percebido como sendo pouco debatido e refletido no local.

Observou-se que o CAPSad em questão não apresentava trabalho específico junto aos familiares dos usuários, visto que muitas vezes este o acompanha na busca por tratamento psicossocial.

As demandas apresentadas são os conflitos familiares, o adoecimento psíquico e a codependência, sendo relatadas pelos próprios familiares e acompanhantes que frequentam o serviço e pela expressividade dos usuários na sala de espera sobre esse tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com