TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario de teresopolis

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO DE TERESÓPOLIS

PROFESSORA: Bom dia!!

TODOS: Bom dia!!

PROFESSORA: Hoje teremos a nossa avaliação oral sobre o seminário de Teresópolis, quero ver se vocês estudaram... vou fazer a chamada:  Paula

TODOS: faltou

PROFESSORA: Jéssica Mª

TODOS: faltou

PROFESSORA: Marilda Iamamoto

BONECO 1: presente

PROFESSORA: Nara Fernanda

TODOS: Faltou

PROFESSORA: Cláudia Lívia

TODOS: faltou

PROFESSORA: Malu martinelli

BONECO 2: presente

PROFESSORA: Lairce Santos

TODOS: faltou

PROFESSORA: José Paulo Netto

BONECO3 : presente

PROFESSORA: Vamos então recapitular a nossa ultima aula sobre o serviço social no Brasil, onde estudamos o seminário de Araxá... Qual era a perspectiva do seminário de Araxá:

TODOS: modernizadora

BONECO 1 : Quer dizer professora, modernizadora conservadora positivista

PROFESSORA: muito bem Marilda! Então vamos prosseguir agora e falar sobre o seminário de Teresópolis que mandei vocês estudar e imagino que todos tenham lido o livro do Zé Paulo e esteja com o assunto sabendo de tudo!

BONECO 2: mais ou menos professora!

PROFESSORA: Vamos lá, quem sabe falar sobre o seminário de Teresópolis antes que eu comece a chamar pelo nome ...

BONECO 3: Então professora o seminário de Teresópolis aconteceu nos dias 10 ao 17 de Janeiro  no ano de 1970 no Rio de Janeiro na cidade de Teresópolis, bem no auge da ditadura.

PROFESSORA: E o que mais?

BONECO 1: Para esse seminário foram convidados 103 assistentes sociais, mas só compareceram 33.

PROFESSORA: isso! Agora destaquem as diferenças desse seminário para o primeiro.

BONECO 2: Diferente do Seminário do Araxá, o de Teresópolis não produz um documento final, e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social, que é a instituição responsável pelo evento, publica o relatório de cada grupo participante de forma separada.

BONECO 3:  Existia uma documentação prévia que se referenciava a necessidade de um estudo sobre a metodologia do serviço social frente a sociedade brasileira.

PROFESSORA: muito bem! E qual foi o dado relevante?

BONECO 1: O dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional, mas como pauta de intervenção.

PROFESSORA: Quais os textos utilizados pelos profissionais para construir a reflexão sobre os fundamentos da metodologia do Serviço Social?

Boneco 2: o primeiro texto foi Introdução à metodologia – teoria do diagnósticos e da intervenção em Serviço Social – Suely Gomes da Costa

BONECO 3:  o segundo  foi Bases para a reformulação do Serviço Social – Tecla machado Soeiro, e o terceiro texto foi A teoria metodológica do Serviço Social – uma abordagem sistemática – José Lucena Dantas

PROFESSORA: O que falava cada texto?

BONECO1: No texto de Sueli Costa se estrutura sobre uma perspectiva que se recusa a pensar no Serviço Social sem remeter a problemática do fundo das ciências e ao questionamento da sua contribuição histórica e passa a abordar os procedimentos apontando para a degridade do acumulo teórico do serviço social buscando a reconstrução da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com