TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação De Misturas & Transformação De Estado

Monografias: Separação De Misturas & Transformação De Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Separação de Misturas & Transformação de Estado

A) O principal objetivo no caso da separação de misturas é obter de volta materiais ou substâncias previamente incorporados, misturados.

Já no caso das transformações de estado da matéria, pode-se dizer que o objetivo é fazer o corpo trocar seu estado físico para algum fim como estudo e pesquisas.

No laboratório ocorreram as seguintes separações:

- destilação simples de água e sulfato de cobre;

- separação magnética de areia e limalha de ferro;

- decantação de água e óleo.

- filtração

A transformação observada foi a ressublimação da naftalina.

B) Separação de misturas, em química, é utilizada para decompor a junção das substâncias em seus componentes iniciais. Atualmente é muito praticada, afinal, grande parte dos materias manipulados e utilizados pelo homem são misturas.

Destilação simples: é uma técnica utilizada para separar misturas homogêneas (que possuem apenas um aspecto, uma fase) entre um sólido e um líquido. Para que ocorra a destilação a mistura é aquecida até que a temperatura alcance o ponto de ebulição do líquido, fazendo assim com que ele evapore e depois, em outro recipiente, se condense, retornando ao estado líquido.

Separação magnética: trata-se de um método de separação específico das misturas heterogêneas (que apresenta mais de um aspecto) com apenas um componente ferromagnético, onde esse é atraído por um ímã, sendo assim separado da outra substância.

Decantação: é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas, principalmente as misturas entre sólidos e líquidos, embora também seja possível decantar misturas heterogêneas entre líquidos. A mistura é deixada em repouso e assim o material mais denso vai para o fundo do recipiente.

Filtração: a mistura heterogênia de sólido e líquido é despejada em um papel de filtro, assim o sólido é retido pelo filtro, porém o líquido transpassa-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com