TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser humano em relações

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Fernando Rodrigues Martins Flores – 3º Período Educação Física

Professor : Sander Neves

1. De acordo com Recuero (2009, p.24), uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). “Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. A abordagem de rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões”. Estas informações são:

a. (x) Verdadeiras
b. ( ) Falsas

2. Leia atentamente as frases abaixo e marque apenas a incorreta:

a. ( ) Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). 
b. ( ) Uma rede social é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. 
c. ( ) Somos os atores, os elementos deste ambiente que “atuam de forma a moldar as estruturas sociais, através da interação e da constituição de laços sociais”.
d. (x) Não há diferença entre o uso social e o uso das redes sociais para trabalhar, pois não há um distanciamento na relação no caso de empresas ou instituições usarem as redes sociais.
e. ( ) A conexão abarca “os laços sociais, que, por sua vez, são formados através da interação social entre os atores”.

3. Um fato importante que devemos ressaltar ao estudar as redes sociais são os rastros que deixamos na internet, os quais são os principais responsáveis pelas interações. Seja comentário, foto, áudio ou vídeo, tudo que postamos na internet permanece no ambiente até que seja retirado pelo(a) autor(a) ou a partir da descontinuidade do ambiente. Esta reflexão é:

a. (x) Verdadeira
b. ( ) Falsa

4. Assinale apenas a alternativa incorreta:

a. ( ) A internet quebra paradigmas e nos faz enxergar o mundo de uma forma diferente. Ou pelo menos deveria ser assim. As informações que trocamos diariamente pelo ambiente virtual podem nos integrar a grupos que geram ações e reações na nossa vida off-line. 
b. (x) Com a internet, o mundo fica estático. As pessoas interagem, mas não se transformam mutuamente. Maffesoli (2002, p. 24) acredita que o menos importante em uma comunidade é “reconhecer-se, em ver-se, em fazer parte de uma comunidade presencial ou virtual.”. 
c. ( ) Maffesoli (2002, p.24) acredita que as informações entre os seres humanos são responsáveis pela troca de valores e sentimentos em uma “tribo”, por isso define “pós-modernidade”, como uma alternativa para “religar” a sociedade.
d. ( ) Maffesoli (2002, p. 20) acredita que a comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, a comunicação é uma forma de reencarnação desse velho simbolismo, simbolismo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender individualmente, mas que só podemos existir e compreendemo-nos na relação com o outro.
e. ( ) Não podemos usar a internet indiscriminadamente. Tudo em excesso faz mal para a saúde física e-ou mental. Peruzzo (2002, p. 278) acredita que há novos desenhos de comunidade especialmente no que se refere à “identidade”, “territorialidade” e “autossuficiência”.

5. Todos os trechos abaixo estão corretos, à exceção de:

a. (x) A ciência é estática. Por isso mesmo não se impressione se encontrar pesquisadores que sempre concordam em relação a algum tema. A universidade trata-se de um local perfeito para criar opiniões unânimes nas diferentes áreas, sejam elas exatas, humanas, biológicas, da saúde, etc. 
b. ( ) Para Castells (2005, p. 445) “a vantagem da Rede [internet] é que ela permite a criação de laços fracos com desconhecidos, num modelo igualitário de interação, no qual as características sociais são menos influentes na estruturação, ou mesmo no bloqueio, da comunicação. [...] Nesse sentido, a Internet pode contribuir para a expansão dos vínculos sociais numa sociedade que parece estar passando por uma rápida individualização e uma ruptura cívica”
c. ( ) A internet nos permite relações superficiais de uma forma muita mais intensa do que acontece na vida real (onde também acontece este fenômeno, não é mesmo?). Alguns cientistas acreditam que quanto mais conectados estivermos, maior a possibilidade de nos tornarmos mais dependentes das relações virtuais. 
d. ( ) Rheingold (2001) também acredita “é fácil enganar as pessoas on-line: pessoas desagradáveis vestirem uma máscara educada e pessoas gentis fingirem ser desagradáveis. Todos usamos máscaras em nossas vidas. Todos desempenhamos vários papeis em casa, no trabalho e em público. Mas o discurso on-line é apenas máscaras. Nunca poderemos ter certeza quanto ao que sabemos sobre outra pessoa quanto esse conhecimento é baseado somente em palavras em uma tela de computador”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com