TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  5/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9


ADRIANA PEREIRA ARCE VALERIO          RA 443720

 EDNEUZA RITA DA SILVA BALBUENA      RA 423291

JULIANA DE LARA ARRUDA                          RA 413205

 MARILAINE DA SILVA TEODOZIO              RA 446105

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Tutora a Distância: Profª Edilene  Xavier Rocha Garcia

AQUIDAUANA/MS

 SETEMBRO/2015

ADRIANA PEREIRA ARCE VALERIO        RA 443720  

EDNEUZA RITA DA SILVA BALBUENA    RA 423291

JULIANA DE LARA ARRUDA                       RA 413205

   MARILAINE DA SILVA TEODOZIO          RA 446105

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa em Serviço Social 6º semestre do Curso de Serviço Social com fins avaliativos, sob a orientação da Tutora Presencial: Cecília Aparecida Mussi Espíndola.

AQUIDAUANA/MS

SETEMBRO/ 2015

O presente relato tem como objetivo a construção de um relatório descritivo sobre o tema “Pesquisa em Serviço Social”: Conhecer sobre as ciências sociais, técnicas e recursos necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa e ainda como executar um projeto de pesquisa em um dos campos de atuação do Serviço Social.

Esta atividade consiste no desenvolvimento de uma pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, iniciando na construção do conhecimento sobre o que é uma pesquisa, seus métodos e técnicas até a sua aplicabilidade, ressaltando a importância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social.

 METODOLOGIA CIENTÍFICA

O conhecimento Científico possui como característica fundamental a verificabilidade, desse modo para que um conhecimento seja considerado científico é preciso identificar as operações mentais e técnicas que possibilitem a sua verificação, ou seja, é necessário determinar o método que possibilitou chegar a tal conhecimento. Logo, podemos definir o Método Científico como um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento.

Alguns pensadores do passado defendiam a tese de que havia apenas um método universal aplicável a todos os ramos do conhecimento, porém hoje os cientistas e filósofos falam em diversos métodos, que são determinados pelo tipo do objeto a ser investigado e pela classe de proposições a descobrir. Considerando o grande número de métodos, podemos classificá-los em dois grandes grupos:

  1. Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação:
  1. Método Dedutivo;
  2. Método Indutivo;
  3. Método Hipotético – dedutivo;
  4. Método Dialético;
  5.  Método Fenomenológico.

  1. Método que indicam os meios técnicos da investigação:
  1. Método Experimental;
  2. Método Observacional;
  3. Método Comparativo;
  4. Método Estatístico;
  5. Método Clínico;
  6. Método Monográfico.

As teorias são de total importância no processo de investigação em Ciências Sociais, pois proporcionam a adequada definição dos conceitos, bem como o estabelecimento de sistemas conceituais; indicam lacunas no conhecimento; auxiliam na construção de hipóteses, explicam, generalizam e sintetizam os conhecimentos e sugerem a metodologia apropriada para a investigação (Trujillo Ferrari, 1982, pag. 119).

Para a prática da Metodologia Científica é indispensável à prática da leitura, a leitura se apresenta como um fator decisivo e imprescindível em todo tipo de investigação científica. A leitura deve ser prazerosa, relaxante, pois tal prática propicia ampliação do conhecimento, abrindo novos horizontes, aumentando o vocabulário e permitindo assim o entendimento do conteúdo das obras.

Precisamos conhecer também a definição de pesquisa social. Pode-se definir pesquisa  como processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, sendo que o objetivo fundamental é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. É permitir a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social, àquela envolvendo todos os aspectos relevantes ao homem e como se relaciona com os outros homens e a sociedade ao redor.

Em todas as profissões a pesquisa é fundamental, para o Assistente Social é através da pesquisa que novas decisões são tomadas, visando sempre à melhoria das condições de vida da população em situação de vulnerabilidade social. A situação de vulnerabilidade social atinge pessoas, indivíduos, grupos e famílias que apresenta sinais de desnutrição, condições precárias de moradia e saneamento, não possuem família, não possui emprego e tais fatores compõem o risco social. O indivíduo que se encontra em tal situação não tem os mesmos direitos e deveres dos outros, é visto como excluído impossibilitado de partilhar dos bens e recursos disponibilizados pela sociedade, encontra-se em situação de abandono.

É importante que o profissional de serviço social tenha em mente que os conhecimentos que são utilizados para compor a pesquisa social devem ir de encontro ao problema social em questão. Portanto o profissional deve analisar formular uma crítica e escolher algumas alternativas como produto de investigação, por isso é preciso obter o maior número de informações possíveis do sujeito ou objeto de estudo.

No processo de aproximação entre o profissional e seu objeto de estudo é indispensável uma aproximação entre ambos, para que se de o início da formulação das hipóteses e sejam utilizados todos os instrumentos  necessários para a pesquisa social. Assim, ao se fazer uma pesquisa social é preciso estar ciente da necessidade da ruptura de paradigmas e com o tradicionalismo para que esteja apta a desenvolver novas metodologias adequadas a realidade social em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com