TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná

Luana Dantas de Camargos

Trabalho, a melhor forma para uma sociedade do bem.

Ituiutaba

22/10/2014

Luana Dantas de Camargos

Trabalho, a melhor forma para uma sociedade do bem.

Trabalho apresentado como parte das disciplinas do curso de serviço social/UNOPAR

Ituiutaba

2014

Sumário

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------ 4

Melhores maneiras de trabalho----------------------------------------------------------------- 4

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------- 7

Referências -------------------------------------------------------------------------------------- 7


Introdução

No mundo atual existem várias formas de as pessoas ganharem dinheiro, vimos que muitos casos estão relacionados a necessidade de ter que trabalhar, outros apenas uma forma de conhecer melhor a vida, veremos mais adiante alguns casos em que se faz as pessoas ter o esforço do trabalho. É muito importante essa vida ativa, pois melhora bastante no desempenho da vida das pessoas, em muitos casos são para ajudar a família que necessita, ou pelo fato de poder ter suas próprias responsabilidades, cada casa tem sua necessidade.

Melhores maneiras de trabalho

É muito interessante verificarmos como tudo começa, de onde vem a necessidade do ganho, já vimos que muitas famílias nascem com aquele sangue forte para trabalhar, ate porque antigamente as pessoas que moravam nas fazendas, já trabalhavam desde pequenos e tinham incentivos das famílias, hoje em dia na atualidade é proibido por lei crianças menores de 18 anos no trabalho, pois as mesmas devem se dedicar inteiramente aos estudos. Temos um grande porém nesses casos, as crianças no passado eram mais sem estudos e trabalhavam mais, hoje em dia as crianças têm estudo e não podem trabalhar e muitas delas acabam vivendo na criminalidade. Muito engraçado até falar disso, no século passado as crianças não era tao criminosas como está sendo hoje, o que mais vemos na televisão é sobre os menores roubando ou até mesmo matando porque não existem leis contra eles, que os possam prejudicar e seus responsáveis muitos dos casos não estão dando a mínima que precisam. No passado as crianças eram ensinadas a trabalhar para o próprio sustento, para a ajuda, e hoje a criminalidade esta tomando conta das nossas crianças que são o futuro da nossa sociedade. Mas o governo implantou uma lei do menos aprendiz, crianças com 14 anos já podem começar a trabalhar, dentro das horas corretas que dê certo com seu estudo, umas das politicas sociais que vem dando certo, ajudando a sociedade a caminhar para o bem.

Ao longo dos anos cada época tem sua criação, sua modernização e vão se intensificando cada vez mais, cremos que para melhor, mas nossos indicadores não dizem dessas maneiras, a culpa vem da criação por nossas crianças estarem sendo tão mal cuidadas? É muito importante compreendermos aquele ditado, que a criação vem de berço, que cada família cria da melhor forma seus descendentes, mas as famílias devem interagir mais na vida de suas crianças ajudando – as a não partir para o mundo sombrio até porque quanto mais experiência melhor.

Outra questão que está bem ligada ao trabalho é a divisão dele, no século atual vimos que o trabalho remunerado vem aumentando gradativamente no decorrer de cada ano, mas observamos o quanto ainda existem discriminações entre as divisões de cargos e funções. Analisando alguns anos para cá, já foram diminuídos bastantes esses casos de divisão, sendo mulher ou homem, mas não chega a ser


100%, as pessoas ainda tem receio por exemplo, de colocar mulheres em cargos de alto nível, em cargo de confiança, pois vários homens acham que o poder pode subir à cabeça ou vão querer se engrandecer com o salário que poderá ser maior ou igual ao do homem, é lamentável ainda ocorrer situações como esta, mas infelizmente existem pessoas com mentes tao pequenas que chegam a pensar dessa forma. Temos outro caso em que não mudamos as mulheres de cargo por acharem que elas não possuem a capacidade de exercer aquela função, isso acontece tanto para a mulher quanto para o homem. Os homens sofrem discriminação pelas duas partes, feminina e masculina, temos casos em que as mulheres saem para trabalhar fora e seus maridos ficam em casa, e tem outros casos em que as mulheres acham que os homens não possuem capacidade o bastante para fazer um serviço doméstico, então acabam refazendo tudo novamente quado chegam em casa, temos como exemplo os estudantes que moram fora, longe de suas bajuladas mães e acabam sofrendo muito com a solidão, já que elas não ensinaram a melhor forma de se viver, viver independente, e acabam passando por dificuldades e sendo debochados pelos outros homens quando acabam fazendo algo desse tipo, temos mulheres com medo de ensinar os deveres para os homens e temos homens machistas em que não pode fazer nenhum tipo de serviço de casa.

Muitos papéis são dados pela sociedade que podem ser trocados de lugar, basta retirarmos essa ideia de que ninguém consegue fazer o serviço do outro, hoje temos muitas oportunidades de estudo, de aprendermos cada vez mais, não é apenas trabalho leve para as mulheres e pesados para os homens, tudo pode ser aprendido, praticado e trocado.

Uma questão que anda pegando bastante é de as mulheres de família terem um emprego, já que as mulheres eram feitas para cuidar da casa e de seus filhos, no século passado era raro os casos em que as mulheres trabalhavam fora, apenas pelos seus esposos não permitirem essa situação, elas eram subestimadas a obedecer seus maridos assim com obedeciam seus pais, elas geralmente viviam em fazendas e após a migração do campo para a cidade, por causa da industrialização mesmo havendo dificuldade em boa parte delas no trabalho, conseguiram cargos nas fábricas de operarias que naquela época a remuneração eram baixíssimas. Ao longo dos tempos, as mulheres foram ganhando seu papel no mercado de trabalho, subindo cada degrau por vez, nunca deixando de lado suas responsabilidades com seus filhos e com sua casa. Com o estudo foi se intensificando, gerando oportunidades para todas as pessoas, a tecnologia foi chegando cada vez mais e gerando um esforço a mais de aprendizagem de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com