TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]


DESENVOLVIMENTO

O CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) é uma instituição formada para atender as famílias ou indivíduos classificados em situação de vulnerabilidade. O mesmo trabalha com questões de atenção básica familiar, promovendo o desenvolvimento social e a erradicação da miséria e da fome.

Especificamente observando o município de Muquém de São Francisco, interior oeste do Estado da Bahia, com 10.272 mil habitantes. Município considerado novo, já que foi elevado a categoria de município apenas no ano de 1989 e iniciou seu trabalho social com a instituição CRAS no ano de 2007.

Sua sede está localizada na Av. São Francisco, no centro do município, contudo, os trabalhos não são restritos apenas a instituição física, possuindo trabalhos distribuídos pelo seu território, de acordo demanda social identificada.

Possui placa de identificação que foge do modelo padrão, mas com o nome de Centro de Referência da Assistência Social. Sua estrutura física é capaz de compor a equipe do CRAS e seus programas, tendo inclusive acessibilidade para pessoas idosas e portadores de deficiência.

A instituição desenvolve ações do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), sendo esta a principal atribuição do CRAS, executando serviços de acompanhamento social as famílias, desenvolvendo ações que estabeleçam prioridades do bem-estar social, emancipando famílias em situação de vulnerabilidade social e fortalecendo os vínculos familiares. Contudo, além destas, também possui o atendimento as questões de assistência emergencial e eventual. Além destas, possui grupos de trabalhos para o desenvolvimento social familiar.

Funcionando das 08 h as 12 h e das 14 h as 17 h, possui atendimentos de profissional de Serviço Social, atendimentos psicológicos e grupos de trabalhos distribuídos por tipo. Realiza também atividades externas fisicamente da instituição, como as visitas domiciliares e as atividades sociais na localidade denominada de Javi, identificada como vulnerável, com grande necessidade de um acompanhamento contínuo devido as fortes questões sociais do local.

Trabalha interdisciplinarmente com a rede de instituições públicas, tanto assistências quanto não, como a saúde, por exemplo, e em parceria principal com a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Tutelar, o Infocentro e a assistência jurídica.

Atuando sob a coordenação da Sra. Maiza de Almeida Miranda, o CRAS tem em seu quadro de profissionais a Assistente Social, Sra. Gisleane Dourado Maia; a Psicóloga, Sra. Ariane Kerla Portela Cunha; o orientador de grupo, Sr. Gilberto Jessé de Morais; a orientadora do Pró-Jovem, Sra. Gricelia Almeida da Silva; a facilitadora de grupo, Sra. Eunice Guimarães Pereira; a recepcionista, Sra. Elir das Virgens Serafim e a profissional de serviços gerais, Sra. Elisana Passo da Silva.

Para a execução dos objetivos institucionais, o CRAS desenvolve programas que são ofertados a demanda espontânea de procura a instituição ou através de constatação de problemas sociais detectados pela visita domiciliar ou por encaminhamento da rede pública municipal. Deste modo, após levantamento da situação social do usuário atendido é possível detectar sua vulnerabilidade e de que forma a Assistência Social pode desenvolver suas ações com o mesmo.

Na oferta dos programas sociais, tem-se o cadastramento único como ferramenta de cadastro e informação para análise e identificação de perfis sociais compatíveis com cada programa social. Através deste a demanda espontânea realiza sua procura e cadastro para obtenção do Número de Identificação Social (NIS), contudo, popularmente a procura é pelo cadastro para o programa Bolsa-Família.

Quando é concretizado o cadastramento único, o usuário é informado a respeito dos programas sociais, sua função de emancipação e desenvolvimento e suas regras/condicionalidades para contínua participação. Ressalva feita, inclusive, sobre a falsidades informadas no cadastro serem passiveis de pena cabível, já que o cadastro é realizado é auto-declaratório.

O CRAS também realiza suas atividades com a comunidade através de grupos, aos quais existem em Muquém de São Francisco: o grupo Pró-Jovem, o grupo de mulheres, de crianças e o grupo de idosos. O trabalho dos grupos envolve os aspectos de desenvolvimento social, de cidadania, de convivência e de socialização. Para cada grupo existem regras para sua participação e definições/planejamentos para sua execução.

O Pró-Jovem é um desenvolvimento que trabalha com jovens de 15 a 17 anos que pertençam ao programa Bolsa-Família. Sua participação não está diretamente associada pelo valor acrescido mensalmente retirado pela família, já que o programa associa este acréscimo financeiro de acordo idade e condicionalidades de saúde e educação.

Os grupos de trabalho do Pró-Jovem são denominados de coletivo e cada um trabalha com 15 a 30 jovens, contudo a evasão e planejamento das ações com este grupo são tarefas discutidas para um melhor aproveitamento. Os coletivos são direcionados por um orientador que possui instruções, manuais e cartilhas vindos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), contendo os eixos e temas a serem trabalhados com os jovens. O desenvolvimento é feito abordando três eixos: a convivência social, a participação cidadã e o mundo do trabalho. Ainda discutidos sobre os temas de cultura, arte, direitos humanos e socioassistenciais, saúde, trabalho, esporte, meio ambiente, lazer e cidadania.

Os coletivos são distribuídos pela sede do município e pela zona rural, cobrindo uma área que seja capaz de dinamizar os jovens, movidos pela igualdade de oportunidade.

Outro grupo é o de mulheres que por demanda espontânea se cadastram diretamente no CRAS, tendo aqui preferência as mulheres que estão inseridas em programas sociais, principalmente o programa Bolsa-Família. No grupo são desenvolvidas atividades que visam a dinamismo social e desenvolvimento para geração de renda. É visto o trato com a família, já que por vez, nota-se que a mulher participante do grupo de mulher tem seu filho participando do Pró-Jovem ou do grupo de criança, ou mesmo tem um idoso familiar no grupo de convivência de idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com