TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Serviço social

Eliane Alves, Maria Nildete, Paula Mércia, Rejane Lopes,Rosa Ronikelly.

        

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – DITADURA MILITAR

[pic 3]

Taua

2010

Eliane Alves, Maria Nildete, Paula Mércia, Rejane Lopes, Rosa Ronikelly.

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – DITADURA MILITAR

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.        

Prof.(a): Cláudia Maria Ferreira.

Tauá        

2010

INTRODUÇÃO

Para realização deste trabalho, foi necessário situarmos no tempo e fazer uma grande viagem, navegando no período da Ditadura Militar. Assim, percebemos que esta época não estava disposta a dialogar com os diversos setores da sociedade.

Além disso, surge a necessidade de uma nova prática profissional e o caminho percorrido no processo de renovação da profissão e as influencias latino-americanas, movimentam a reconceituação do Serviço Social no Brasil.

Portanto, neste trabalho iremos abordar o contexto histórico brasileiro e da América latina, referente ao período em questão.

DESENVOLVIMENTO

Humberto de Alencar Castelo Branco, responsável pela consolidação do Golpe. Todos os movimentos de oposição foram considerados subversivos e colocados na ilegalidade e seus membros foram presos. A UNE, CGT e MUTE e Ligas Camponesas foram eliminadas. Iniciaram-se os primeiros exílios. Extingue-se os partidos políticos e define-se uma recomposição (ARENA – Aliança Renovadora Nacional, aliada do governo e MDB – Movimento Democrático Brasileiro) aglutinava políticos que foram a oposição permitida ao governo.

Uma das características do regime militar foi o caráter ditatorial, o autoritarismo. Os militares do governo não se mostravam dispostos a dialogar com os diversos setores da sociedade. As decisões eram tomadas “de cima para baixo”. Por meio de decretos o governo militar foi restringido às instituições democráticas, extinguiu os partidos políticos existentes, permitindo a criação apenas de 02: Aliança Renovadora e o Movimento Democrático Brasileiro, que faziam oposição dentro de limites tolerados pelos militares.

Caçou o direito de voto dos cidadãos para as eleições aos poderes executivo (federal, estadual, em alguns municípios declarados de segurança nacional) e limitou esse direito em relação ao poder legislativo. Impôs severa censura aos meios de comunicação, como rádio, televisão, jornais, revistas e etc.

Além disso, houve momentos nos quais muitos brasileiros que se opuseram ao regime foram perseguidos, exilados, torturados ou mortos pelos órgãos de repressão política. Ou seja, a atuação dos profissionais do Serviço Social era de pleno domínio do governo. Sua atuação era voltada na eliminação cultural que representasse impedimento ao crescimento econômico e na integração dos programas e desenvolvimento do Estado.

Em 1967 – 1969 promulga-se nova constituição (6ª do Brasil) onde ficou reforçado o poder do Presidente, eleições indiretas para cargos executivos, enfraquecimento do Legislativo e Judiciário.

A proposta econômica era retornar a expansão das atividades e o crescimento: conceder facilidade de crédito e estimular operação de investimento e incentivar as exportações.

Cresce nesse governo as manifestações contra a Ditadura e, com isso, a emergência de uma nova prática profissional, onde a categoria de Assistente Social experimenta novas tentativas de experiências de estabelecer vínculos da ação profissional com a luta de mudança.

Em reposta, aumenta a expressão e cria-se o Ato Institucional nº 5 e o Congresso são colocados em recesso por tempo indeterminado pelo Ato Complementar nº 38.

O presidente adoece gravemente e se afasta do cargo. Uma junt5a militar assume o governo do país impedindo a posse do Vice Presidente. Essa junta modificou a Constituição alterando as regras necessárias para indicar um novo presidente.

Médici dá continuidade as reformas administrativas e tributárias, previdenciárias, sistemas habitacional e de telecomunicação. Empreende grandes obras públicas. Busca a população através da propaganda. Utilizava-se da rede de comunicação em expansão de musicas e slogans patrióticos. Nesse governo surgiram as guerrilhas urbanas e rurais que foram desmobilizadas e dizimadas com o apoio técnico dos Estados Unidos. Desenvolve-se a economia a altas taxas anuais, o chamado “milagre brasileiro”. A industria, as exportações e a inflação crescem e o aumento salarial são controlados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com