TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PROJETO DE INTERVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS

Juazeiro

2015

[pic 2]

ALESSANDRA RIBEIRO COELHO – RA 8117740396

HILDSON CAMPELO - RA 7937693423

TATIANA CARLA DA SILVA FERREIRA – RA 7987731304

VIVIANE DA SILVA SOARES - RA 7930696425

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera - Pólo de Juazeiro –BA

Tutora: Rubenita. Alves                                                  

JUAZEIRO

2015

1-IDENTIFICAÇÃO



CAPS-Centro de Atenção Psicossocial –Projeto de  intervenção contra o uso de drogas.



2-APRESENTAÇÃO


Este projeto de intervenção será executado no município de Juazeiro– BA no CAPS da referida cidade, o problema com as drogas vem aumentando na região de Juazeiro e trazendo inúmeras preocupações tanto para a área social gerando o tráfico e a violência quanto para a área da saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os principais efeitos nocivos do consumo de substâncias podem ser divididos em quatro categorias. Em primeiro lugar, temos os efeitos crônicos para a saúde. No caso do álcool, isto inclui cirrose do fígado e uma série de outras doenças crônicas; no caso do tabaco fumado sob a forma de cigarro, inclui câncer do pulmão, enfisema e outras doenças crônicas. O consumo de heroína injetável, com a partilha de agulhas, é um vetor importante da transmissão de agentes infecciosos tais como o HIV e os vírus das hepatites B e C em muitos países. Em segundo lugar, temos os efeitos biológicos, agudos ou em curto prazo, da substância sobre a saúde, que incluem principalmente dose excessiva (overdose), para drogas tais como os opióides e o álcool.

O público alvo do CAPS são as pessoas com problemas mentais, nesse sentido atende tanto as pessoas que nasceram ou contraíram estes problemas de causas naturais quanto aqueles que se encontram adoecidos por conta do uso de substâncias psicoativas. Por se tratar de um serviço especializado, todo indivíduo que é atendido no CAPS deve, preferencialmente, ter passado por um serviço de Atenção Básica (Equipes de Saúde da Família), já que grande parte dos sofrimentos mentais podem ser acompanhados nas próprias Equipes de Saúde da Família, sem a necessidade de cuidados intensivos. Dependendo do caso, o usuário é encaminhado ao CAPS para acolhimento, onde será verificada a necessidade ou não do acompanhamento no serviço. No momento o CAPS atende 40 usuários dependentes de substancias químicas e não possui nenhuma demanda reprimida, os usuários costumam vir por conta própria, encaminhados pelos hospitais psiquiátricos ou pela Justiça, e todos que nos procuram são acolhidos, sem restrições. Vale ressaltar que são realizados tratamentos para os dependentes químicos, pois o tratamento se faz necessário aos usuários que, apesar das conseqüências negativas do consumo, não conseguem abandonar espontaneamente o uso, ou seja, quando o usuário não consegue reconhecer os danos causados pela dependência química em sua vida. Pode-se então recorrer à terapia ou tratamento ambulatorial que irá durar de acordo com o grau de severidade da dependência, o quadro clínico e os problemas psicossociais. Apesar de não haver demanda reprimida no CAPS existe uma grande necessidade de se fortalecer os vínculos familiares entre os usuários de droga e suas famílias.

3-SUMÁRIO DA PROPOSTA

Este projeto busca tratar os dependentes químicos atendidos pelo CAPS, fortalecendo os vínculos afetivos entre os usuários de drogas e suas famílias, pois a boa convivência em família é um fator de proteção muito importante, isto será feito por meio de palestras, cursos e atendimentos especializados conforme a Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas que nos aponta que entre outros objetivos, o CAPS deve trabalhar para fortalecer os vínculos familiares dos seus pacientes e respeitando também a Política Nacional Sobre Drogas e seus princípios. Esta proposta de trabalho também nos aponta para a necessidade de se trabalhar a problemática das drogas de forma dinâmica e interdisciplinar para que possamos resgatar a dignidade social e psicológica dos atendidos neste projeto.

4-JUSTIFICATIVA

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado onde as pessoas estão submetidas a vários tipos de insegurança, tais como a instabilidade no emprego, o consumismo exagerado e isso faz com que as pessoas fiquem mais vulneráveis, pois na correria os vínculos familiares vão se perdendo cada vez mais. Isto faz com que o individuo busque novos modos para enfrentar o estresse, a solidão, a insegurança. E o uso de drogas é considerado uma ‘válvula de escape’ diante desta realidade por causa do seu poder em oferecer prazer imediato, as drogas fazem as pessoas se sentirem mais leve e esquecer os problemas momentaneamente e a busca incessante por essa falsa sensação de bem estar proporcionada pelas drogas faz com que as pessoas se tornem dependentes de determinadas substâncias. Percebe - se que a maioria das pessoas que se tornam dependente das drogas possuem uma família desestruturada e desarmônica, na maioria das vezes com os vínculos familiares rompidos, e a falta de apoio dos familiares acaba sendo um fator determinante para a sua permanência no mundo das drogas. Segundo a psicóloga Debora Alfama Duarte, a família é a base da sociedade e é a principal responsável para transmitir cultura, valores, compreensão, amor entre seus membros e para um desenvolvimento saudável para os filhos em nível psicológico, emocional e comportamental.  Mas, infelizmente a desestrutura familiar que envolve carência emocional e afetiva, facilita para respostas negativas em muitos laços familiares, envolvendo toda a sociedade.Com isso faz – se necessário trabalhar para reestabelecer e fortalecer os vínculos familiares dos usuários de drogas que são atendidos no CAPS incentivando as potencialidades de cada membro, promovendo assim o protagonismo familiar na luta contra as drogas e na recuperação dos dependentes químicos. E é dever do CAPS zelar pelos princípios da Política Nacional sobre drogas uma vez que faz parte da rede de assistência integrada, pública, intersetorial, para pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas, fundamentada em conhecimento validado, de acordo com a normatização funcional mínima, integrando os esforços desenvolvidos no tratamento. Uma das funções deste trabalho que será realizado no grupo de tratamento dos usuários de drogas do CAPS é cumprir com a Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e drogas cumprindo também com a Política Nacional sobre Drogas.
Trabalhar, junto a usuários e familiares, os fatores de proteção para o uso e dependência de substâncias psicoativas, buscando ao mesmo tempo minimizar a influência dos fatores de risco para tal consumo; (MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (159.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com