TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

            [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

SERVIÇO SOCIAL

[pic 3]

Jacobina

2013

SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação Social na Prática do Assistente Social; Gestão Social; Serviço Social e Terceiro Setor; Trabalho Profissional II.

Profs. Rodrigo Eduardo Zambon; Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão: Rosane Malvezzi.

Jacobina

                                                              2013

INTRODUÇÃO

“Acompanhando esta ordem de coisas vemos que a assistência social propriamente dita nasceu com o nosso século, porquanto só então ficaram bem nítidas suas atribuições específicas. Isto posto compete-lhe observar o indivíduo ou a família; verificar e definir a modalidade de desajustamento social acarretado por qualquer causa, avaliar e determinar-lhe o grau, para em seguida, indicar o tratamento adequado, curativo e preventivo e reajustar o indivíduo, impedindo a recidiva. No Brasil a assistência social, senso lato, começou com o primeiro jesuíta e o primeiro médico que pisaram as plagas de Santa Cruz, sem esquecermos o bacharel da Cananéia, o primeiro advogado vindo para a colônia. Mas a assistência social propriamente dita é bem recente e sua atividade entre nós, data da república.” (Sabóia Lima, 1943: 211)

O Assistente Social é uma profissional que se trasforma junto com as condições socio-historica realizando a sua forma e marcadamente interventiva, sendo complexas os desafios que despoe para o enfrentamento na sociedade comteporanea.

O planejamento é um instrumento de trabalho e de ação do assistente social sendo um segmento natural e racional. O profissional de serviço social trabalha sobre a realidade, logo é necessário investigá-lo e compreende-la para poder intervir com qualidade. Segundo Iamamoto (2003, p.55):

Pode-se concluir que articular a profissão e a realidade é um dos maiores  desafios, pois entender-se que o serviço social não atua apenas sobre a realidade, mais atua na realidade.

        O Assistente Social esta integrada na realidade, tentando buscar o fortalecimento da prática institucional, sendo uma profissão que irá realizar a mediação entre Estado e a sociedade civil, bem como a contribuição para o avanço da organização dos movimentos sociais.

DESENVOLVIMENTO

Na décadas de 1970/1980, pontuadas pela crise econômica, acompanhadas de rearticulação política da sociedade civil, o serviço social dispoe a revisão curricular e a formação profissional como precisão histórica. É nesse conjunto que se expoe o movimento de reconceituação, por meio de documentos gerados nos encontros efetuados em Araxá, Terezópolis, Sumaré e Belo Horizonte.

A partir de 1970 que oo referencial teórico metodologico começa a se colocar a perspectiva marxista no contexto do serviço social, pois é a corrente marxista que  irá enviar à profissão a consciência de seu papel na sociedade de classe.

Na rearticulação política da sociedade civil e no aumento das políticas sociais engloba o molde que apontam novas demandas para o serviço social, já que o movimento de reconceituação passa a guiar a formação profissional em um panorama dialético.

O assistênte social faz a realidade o ponto essencial da intervenção, uma vez que trabalha a partir da realidade social de cada individuo para edificar uma ação universal. O pensar critico e o instrumento fundamental do profissional, o qual dirigi conhecer, investigar, compeender e interpretar a realidade, para assim apresentar uma investigação não somente que der resultado mais como prevenção.

As novas expressões e manifestações da questão social trazem novos desafios aos profissionais que buscam dirigir em um referencial teorico e metodologia que viabilize um exame da realidade, agindo de acordo com a sua visão de mundo, sabendo distinguir o diferente nas diversas concepções.

[...] no exercício profissional, o assistente social reestrutura  saberes, visto que as     informações advindas desde fazer lhe abrem perspectivas muitas vezes contrapostas ao saber por ele estruturado ao longo do seu  processo formativo (NICOLAU, 2004, p. 85).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com