TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  2/11/2015  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

        A instrumentalidade no exercício profissional do assistente social pode parecer algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Movimentos sociais designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organização social para defesa ou promoção. Política social contemporânea é composta por um conjunto de programas e ações do Estado, que se manifestam em ofertas de bens e serviços, transferências de renda e regulação, objetivando atender as necessidades e os direitos que afetam vários dos componentes das condições básicas de vida da população.

        Todo trabalho social (e seus ramos de especialização- por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes. Esta condição inerente ao trabalho é dada pelos homens no processo de atendimento as necessidades materiais e espirituais suas e dos outros homens. Pelo processo de trabalho os homens transformam a realidade, transformam-se a si mesmo e aos outros que estão ao seu redor. Em cada sociedade existente um movimento social que encarna não uma simples mobilização mas um projeto de mudança social. Nenhum movimento social se define somente pelo conflito mas pela sua aspiração a controlar o movimento da historia. A prática profissional em diferentes políticas setoriais, e o contato sistemático com assistentes sociais, inseridos nessas políticas, tem indicado a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca de intervenção profissional contextualizando no campo social.

        No entanto o enriquecimento da instrumentalidade do exercício profissional resulta num profissional que sem prejuízo da sua instrumentalidade no atendimento das demandas possa antecipar, que habilitado no manejo de instrumental técnico saiba colocar em seu devido lugar o que esta fora. O movimento social se constitui em torno de uma identidade ou identificação, da definição de adversas ou opositores e de um projeto ou programa. Política social um conjunto de programas e ações do estado que servem para atender as necessidade da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com