TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social, Crise Contemporânea Burguesa e Projeto Ético-Político

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Disciplina: Serviço Social, Crise Contemporânea Burguesa e Projeto Ético-Político

Docente: Juliana Cobuci

Discente: Débora Cristina Abadia da Silva

Matrícula: 18.2.3059

RESENHA

NETTO, J. P. A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. módulo 1 de Capacitação em Serviço Social e Política Social (Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UnB, 1999).

A trajetória por trás da construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social

Introdução

        O artigo “A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social”, escrito pelo intelectual José Paulo Netto, tem como intuito analisar a constituição, a implantação do Projeto Ético-Político do Serviço Social, as suas problemáticas, o contexto no qual surgiu e as suas alterações. Trazendo ainda uma análise da gênese dos projetos societários e profissionais. Trata-se de um artigo bem elaborado, apoiado em informações factuais, sendo perfeitamente capaz de sanar qualquer dúvida quanto à constituição e ao estabelecimento dos projetos em questão.

Resumo

Projetos Societários

        Tratam-se de projetos coletivos, abrangentes, inclusivos, e são elaborados visando uma construção diferente da realidade. Com um aspecto macroscópico, esses projetos apresentam uma visão idearia da sociedade e possuem uma dimensão político-ideológica. Além disso, podem ser encarados como transformadores sociais que visam atender as necessidades de uma classe social específica, nomeadamente, a classe trabalhadora.

Projetos Profissionais

        Refere-se a projetos coletivos e mutáveis, que têm relação estrita com profissões que exigem formação teórico-prática de nível superior. São ainda responsáveis pelo estabelecimento de normas a serem seguidas pelos profissionais e devem ser elaborados por um corpo profissional. Em resumo, são responsáveis pelo direcionamento da atuação profissional. Essa organização de um corpo profissional sistematizada é representada no Serviço Social brasileiro pelo CFESS/CRESS, ABEPSS, ENESSO, entre outras organizações.  

        O corpo profissional deve ser pluralista, sendo necessária a presença de diversidade no seu interior. Essa diversidade deve abarcar todas as esferas, desde a ideológica até a intelectual, a fim de garantir a heterogeneidade nessa organização, com vistas a articular propósitos comuns com coerência.

Condição política da construção do novo projeto profissional do Serviço Social e seus componentes

        O rompimento do Serviço Social com o conservadorismo, nas décadas de 70 e 80, desobstruiu as vias para a construção do Projeto Ético-Político. No entanto, foi na década de 60 que, as primeiras problematizações acerca do caráter conservador assumido pelo Serviço Social, se efetivou, pelo Movimento de Reconceituação.  

        Além disso, foi num cenário de surgimento de novas demandas sociais, acarretadas pelo fim do regime ditatorial, que o Serviço Social brasileiro se reconheceu como classe trabalhadora, após sofrer com o modelo econômico inserido na sociedade a partir de 1964. Em 1979, parte do corpo profissional se mobilizou, com o intuito de contestar a dominância política conservadora da época. E foi durante o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais que esse grupo conquistou mudanças no âmbito organizacional, possibilitando a inserção de demandas populares aos projetos societários.

 Com a emergência de novas demandas, foi necessária uma reestruturação no currículo do curso, intentando um preparo mais eficaz dos futuros profissionais, que precisariam desempenhar funções de forma competente e efetiva sobre as novas exigências. Tais conquistas só foram possíveis com o restabelecimento da ordem e da democracia. Esses progressos também foram importantes para respaldar a formulação do Projeto Ético-Político no Brasil, e auxiliar na instituição do Código de Ética da profissão, no ano de 1986, que posteriormente foi revisado, no ano de 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com