TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social: Gênese

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

Polo: Lucas do Rio Verde-MT

 Tutor local: Eliane Dias

Ana Beatriz Silva Barros 1600263

Elaine Aparecida de Andrade 1995877


Serviço Social:  Gênese

ANA BEATRIZ, ELAINE ANDRADE

O presente trabalhou buscou analisar através dos seus artigos e livros indicados pela disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos dos Serviço Social / Dimensão Histórica; e Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social / Dimensão teórica – Positivismo uma reflexão sobre a atuação do Profissional do Serviço Social, e de como era a vida da sociedade antes e depois da criação da profissão.

Palavras-chave. Percepção; Serviço Social, Atualidade.

        

 Introdução

Esse artigo trata sobre as diversas fases da profissão do Serviço Social no Brasil e no Mundo, abordando as suas primeiras necessidades e influências, mostrando sua importância e sua força até os dias de hoje.

O profissional aborda também a necessidade em aprimorar seus conhecimentos intelectuais, para assim poder atuar com o avanço e os desafios da profissão.

O artigo será divido em três partes: A 1° parte do trabalho é uma visão das autoras sobre a profissão antes de iniciar o curso, a 2° parte compõe-se em um associado de informações sobre a gênese do Serviço Social e por fim, a 3° parte onde mostra uma visão atual das autoras sobre o serviço social.

Serviço Social:  Gênese

Procurando entender e compreender os fundamentos históricos e metodológicos da profissão, apresentando aos profissionais a questão social, e suas múltiplas expressões de maneira à demonstrar, onde realidade social é um dos maiores desafios dessa área, com está condicionados nos dias atuais  

  • 1ª Parte

 No ponto de vista das autoras, a profissão do Serviço Social era de pouco conhecimento, que seria ser solidário com pessoas carentes, através de doações, como cestas alimentícias, roupas, calçados e etc. Tornando assim uma visão fechada, que para o conhecimento eram ser prestativas e solidarias as necessidades.

As autoras escolheram o Curso de Serviço Social, para poder estar ajudando pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde, uma profissão voltada para as melhorias e incentivos de bem-estar físico, psicológico e social.

  • 2ª Parte

O Serviço Social, chega para conter a contradição entre o trabalho e o capital, nas suas primeiras décadas do século XIX.

A Igreja católica teve bastante atuação em relação ao Serviço Social, já que na idade média com a Revolução Francesa a Igreja católica perde muito a imagem e o poder de protetora dos mais necessitados, por isso acaba de aliando com o Estado e a burguesia. A burguesia no entanto buscou um meio em que pudesse ter um auxílio financeiro, alienando o proletariado de modo que pudesse conseguir uma maiores resultados e subordinação.

No final do século XIX, a sociedade exigia do Estado uma solução das expressões da questão social. As causas envolvidas eram principalmente a luta para melhores condições de vida.

Já em 1950, os Assistentes Sociais se reuniram no intuito de formar um bom conceito para que pudesse basear a prática do Serviço Social.

Em 1960 as dúvidas da categoria sobre a pobreza, do controle, do poder, da estrutura e da organização fortificaram a luta contra a desigualdade. A Revolução dos direitos civis, que nela serviu como plano de fundo, ofereceu situações para que intenções de suspenção com a realidade social.

Em 1970 foi dado início aos movimentos de criação das políticas sociais, com uma visão para a resposta da pratica profissional as demandas da realidade social. Onde o trabalho estabelecia uma situação, na qual só tinham direito ao acesso às políticas de seguridade social, os trabalhadores que possuíam carteira de trabalho assinada, de modo que a maioria encontrava-se designada às instituições de caridade (na época, a assistência social não se configurava em política pública). Além de ter ocorrido num período de ditadura, a repressão e o conservadorismo prevaleciam, assim como a exploração do trabalho.

A ditadura militar levou pro Serviço Social, fundamentos desafiadores à frente da realidade vivida pela população, principalmente a mais empobrecida.

A criação de instituições públicas se deu de forma rigorosa, dando prioridades apenas aos trabalhadores.

A reforma do Serviço Social, ou mesmo a tentativa de corrigir seus pressupostos teórico-metodológico, teve no auge em 1970. Mas que, ações à procura da reformulação teve início por volta de 1950.

Destinados a ruptura com o Serviço Social tradicional, foram feitos seminários, sendo eles: Seminário de Axará, Seminário de Teresópolis, Seminário de Sumaré e Seminário de Alto da Boa Vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com